plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
LUZ

Belém ganha iluminação temática para o Círio

Capital paraense se ilumina para a maior festa católica do Brasil

Imagem ilustrativa da notícia Belém ganha iluminação temática para o Círio camera A imagem luminosa da Santa na Doca de Souza Franco, já está sendo montada. | Madson Souza/Divulgação

Há uma semana da festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, as ruas de Belém vão ganhar iluminação temática para a festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Até o próximo domingo (10), vários pontos da cidade irão receber a decoração especial.

O trajeto da grande romaria e da trasladação, passando por alguns pontos como a Praça da Sé e as Avenidas Presidente Vargas e Nazaré, além da praça Santuário de Nazaré, praça da República e Praça dos Estivadores irão receber elementos decorativos e luminosos em diversos formatos e cores. “É uma grande satisfação da nossa administração contribuir para o clima festivo e religioso que toma conta da cidade nessa época, levando mais beleza, inovações, cores e luzes para as ruas da cidade”, comemora o titular da Secretaria Municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Doca

Na Avenida Visconde de Souza Franco com Marechal Hermes a esperada imagem luminosa de Nossa Senhora, com 20 metros de altura e 11 metros de largura, já está sendo montada. Serão milhares de lâmpadas de LED dando forma ao manto da santa.

A novidade na iluminação da Doca é que este ano a imagem de Nossa Senhora de Nazaré vai estar em um dispositivo rotacional. Ou seja, ela vai ter um movimento giratório, como se estivesse abençoando o público que passa pelo local.

Os postes que circundam o canal estarão todos decorados com elementos luminosos em formato de anjo e santa. As alegorias em forma de romaria com barcos, que ficam dentro do canal, vão ser dispostas como se estivessem navegando em direção à imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

“Eu estava caminhando aqui pela Doca e vi a montagem. Estou aqui muito emocionada e querendo chorar, pois foi uma surpresa muito grande. Sou muito devota de Nossa Senhora de Nazaré e a iluminação deixa um clima de festa. É a época mais bonita do ano”, disse a aposentada Marilene Figueiredo, de 70 anos.

Inovações

Foram criadas três estações luminosas com adereços em formato de estrela cadente, cometa, santa iluminada, figura luminosa em forma da palavra Círio, figura luminosa em forma de conjunto de notas musicais, figura luminosa em forma de anjo e figura luminosa em forma de Sagrada Família, que vão ser instaladas na Praça dos Estivadores, na Praça da República e no Largo do Redondo.

"Outra novidade para este ano também foi a iluminação da Praça Santuário de Nazaré. Fizemos um projeto especial em parceria com a diretoria da Festa onde vamos ter um grande túnel iluminado, uma imagem da santa montada com lâmpadas de LED na entrada da praça e figuras luminosas em formato de santa e anjo nos postes”, destacou o diretor do departamento de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão. Negrão frisa que a Prefeitura de Belém, por meio da Seurb, busca consolidar o que Belém já vem apresentando em termos de iluminação para o Círio. “Estamos também trazendo grandes novidades para os moradores e turistas que visitam a cidade neste período".

Distrito de Icoaraci

Icoaraci também receberá uma iluminação temática para o Círio, na orla e no trapiche, o que já vai contemplar não só o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, mas também o aniversário de 152 anos e o próprio Círio do Distrito.

Para a agente distrital Ellana Silva, a iluminação temática vai deixar Icoaraci ainda mais bonita para os turistas e moradores. "A decoração temática está sendo muito esperada. As luzes de Nossa Senhora de Nazaré irão embelezar e trazer muitas forças e bênçãos para a nossa Vila Sorriso", afirmou.

Os trabalhos no projeto da iluminação temática para o Círio começaram em abril de 2021. “Serão mais de seis mil objetos decorativos e luminosos espalhados por toda a cidade. Tudo está sendo preparado com muito carinho, esforço e dedicação para surpreender o público nas inaugurações”, finalizou o secretário Deivison Alves.

Confira a programação de inauguração da iluminação temática do Círio de Nazaré:

05 de outubro – Inauguração da iluminação da Praça Santuário de Nazaré.

06 de outubro – Inauguração da iluminação do percurso do Círio

07 de outubro – Inauguração da iluminação do Distrito de Icoaraci.

08 de outubro – Inauguração da iluminação da Avenida Doca de Souza Franco.

Belém ganha iluminação temática para o Círio
📷 |
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias