Com 52% do eleitorado brasileiro, as mulheres ainda estão caminhando para sua emancipação em muitos setores. Um deles é na Política. No Pará, a eleição de várias mulheres nas últimas eleições municipais já aponta para um fortalecimento, ainda tímido, é verdade, da presença feminina nos lugares de poder.

Na Região Metropolitana de Belém, além da aposta em candidatos com propostas mais ousadas e inovadoras, também notamos a preferência por mulheres em importantes cidades como Marituba, com a prefeita Patrícia Mendes e a vice-prefeita, Pastora Rafaela. Em Benevides, merecem destaque a prefeita Luziane Solon e sua vice, Professora Edivana.

Em Belém, tivemos Vivi Reis, a vereadora mais votada da capital paraense, com 9.654 votos. Ela assumirá a vaga de Edmilson Rodrigues (PSOL) como Deputado Federal. Com isso, a suplente Enfermeira Nazaré, fica com a vaga dela na Câmara Municipal de Belém (CMB).

Quem merece muito destaque também neste pleito, é Beatriz Caminha, a Bia Caminha. Com 21 anos, ela é a vereadora mais jovem eleita para a Câmara Municipal de Belém. Foram 4.874 votos para uma mulher negra, bissexual e feminista, perfil bastante representativo para muitas outras pessoas.

Ver e ter mulheres no poder dá um alívio para tantas outras que lutam por emancipação, bem como apontam para novas possibilidades e caminhos, mais fortes e sensíveis. Para melhor entender isto também, ouvimos Karen Santos, mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e professora universitária, que nos apresenta um panorama sobre este novo cenário político:

LEIA TAMBÉM:

MAIS ACESSADAS