Diário Online
SAÚDE FEMININA

TPM: saiba os sinais e o que pode amenizar os sintomas

As brasileiras estão entre as que mais sofrem com a tensão pré-menstrual (TPM)

segunda-feira, 08/11/2021, 15:37 - Atualizado em 08/11/2021, 15:37 - Autor: Com informações da assessoria


Entre os sintomas mais comuns desse período estão ansiedade, compulsão alimentar, depressão, inchaços, enxaquecas e cólicas
Entre os sintomas mais comuns desse período estão ansiedade, compulsão alimentar, depressão, inchaços, enxaquecas e cólicas | Reprodução/Freepik

Há quem sinta uma série de sintomas quando está entrando no ciclo menstrual e há quem não perceba a chegada. Os sinais conhecidos como TPM, fazem parte da vida de muitas mulheres. Segundo o estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a brasileira está entre as mulheres que mais sofrem com a tensão pré-menstrual (TPM).

Saiba o que significa gaslighting e os danos para a mulher

Isso ocorre porque durante o período menstrual acontece uma mudança hormonal. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), desde o início do ciclo menstrual, que se inicia no primeiro dia de fluxo, os hormônios femininos estrogênio e progesterona sofrem alterações intensas nos seus níveis, chegando a picos e declínios entre o início e o fim do período.

Quando a fase conhecida como TPM se aproxima, esses hormônios chegam ao nível mais baixo de produção, e toda essa “gangorra hormonal” é a responsável pelas variações de humor e sintomas físicos na mulher.

Alguns dos sintomas que podem ser sentidos durante esse período são ansiedade, compulsão alimentar, depressão, inchaços, enxaquecas, além da famosa cólica. 

Segundo o ginecologista, Hamilton Franco, não há uma causa definida porque algumas mulheres sofrem com a TPM e outras não. O médico afirma que é um fator hormonal que varia de mulher para mulher. Mas ainda, segundo o especialista, a ovulação contribui para o aparecimento dos sintomas “os estudos comprovam estatisticamente que aquelas pacientes que ficam ovulando tem uma tendência maior a ter a tensão pré menstrual”, acrescenta.  

Silicone não aumenta riscos de câncer de mama, diz médico

A TPM é uma condição que pode se manifestar de 7 a 14 dias antes da menstruação. Mas a boa notícia é que há algumas medidas que ajudam na melhora dos sintomas. Chás calmantes, para ajudar com a irritabilidade, chás diuréticos para auxiliar na retenção de líquidos e o aumento do consumo de alimentos ricos em fibra para ajudar na saciedade, já que, nessa fase, algumas mulheres tendem a ter compulsão alimentar, principalmente por alimentos ricos em gordura e açúcar.  

Os sinais podem mudar com o passar do tempo e até melhorar quando se aproxima a menopausa, mas é preciso estar atenta, pois se a alimentação, o uso de anticoncepcional e as atividades físicas não melhorarem os sintomas, a procura por um médico é essencial para saber se, principalmente, a cólica não está indicando algo a mais.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS