
Descongelar o bolo de casamento? Sim, o assunto ainda está rendendo nas redes sociais. Depois de descobrir que Gretchen, a rainha do rebolado, e até membros da realeza já se renderam à tradição, chegou a hora de saber como fazer isso da forma certa.
Se você desconhece como essa história começou, a gente te conta aqui com todos os detalhes. Agora, se curtiu a ideia e vai aderir, se liga nas dicas a seguir para garantir que o processo do início ao fim seja um verdadeiro sucesso e que você possa cumprir e se deliciar com esse feito passado um ano.
Dicas de conservação:
1 - Preparo e composição do bolo
Primeiro é importante refletir se você irá ou não aderir à tradição. Feito isso, é hora de pensar nas condições em que o bolo será confeccionado para que o responsável pelo preparo escolha os melhores ingredientes e tome os devidos cuidados que garantam um bom armazenamento (por ex.: bolos com fondant ou confeccionados com coalhadas de citrinos preservam-se melhor).
+ Bolo de açaí? Confira a iguaria que está dividindo opiniões!
Por isso, faça questão de escolher um fornecedor certificado que cumpra todas as regras de higiene e confecção segura para evitar ataques bacteriológicos.
2 - Cuidado ao servir o bolo
O maior perigo aqui é a contaminação, especialmente durante o transporte do bolo para o local do evento, bem como sua exposição a que ele será sujeito durante o dia do evento. Descarte a possibilidade de armazenamento, mesmo que seja de uma simples fatia, se o bolo foi submetido ao sol por mais de oito horas.
Se for aderir à tradição, considere um local com catering próprio, em que o bolo sai direto da cozinha para a sala, pois reduz a contaminação extra durante a cerimônia.
3 - Embalagem e armazenamento
É importante ressaltar: os bolos são bons candidatos ao congelamento desde que a contaminação seja controlada antes do procedimento. Se o seu bolo for bem embrulhado, pode ficar tranquilo que ficará protegido.
Siga essas instruções:
a - Remova a parte que quer congelar, coloque dentro de um recipiente e deixe diretamente no congelador por 1 ou 2 horas.
b - Passado o tempo, retire-o e envolva-o em uma película aderente. Garanta que nenhuma área ficará exposta.
c - Envolva-o em duas camadas de folha de alumínio, cubra todos os lados para não deixar que o bolo queime com o frio.
d - Mantenha em uma caixa adequada para impedir que seja danificado, aproveite também para proteger o recipiente usando uma película aderente.
e - Garanta que esse recipiente fique em uma área segura do congelador, de forma que outros itens não possam danificá-lo.

Como descongelar?
Passou um ano e é chegada a hora de honrar a tradição, certo? Garantindo que todo o seu processo de armazenamento foi um sucesso, que você tomou todos os cuidados antes de guardá-lo, é o momento de descongelar o bendito.
+ Requentar comida é seguro? Conheça os alimentos "perigosos"
Primeiro: um ou dois dias antes do grande dia, coloque o recipiente com o bolo em um frigorífico. Depois de descongelado, tire-o de lá e o deixe (ainda embrulhado) em temperatura ambiente. Atente-se para que ele seja totalmente descongelado, não use nenhum mecanismo externo (forno ou micro-ondas, por exemplo).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar