plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
Mito ou verdade?

Comida preparada com air fryer causa câncer?

Com a promessa de entregar alimentos fritos sem óleo, a fritadeira elétrica —também conhecida como "air fryer"— passou a ser a escolha para uma alimentação mais saudável. Mas você já ouviu falar que os alimentos preparados com esse eletrodoméstico causam câncer? tire suas dúvidas!

Imagem ilustrativa da notícia Comida preparada com air fryer causa câncer? camera O próprio nome já indica a forma como o preparo ocorre. Em inglês, air significa “ar” e fryer “fritadeira”, ou seja, a comida é “frita” utilizando um ar muito quente. | Reprodução / Facebook

Com a criação desse modo de preparar alimentos, surgiram várias informações na internet afirmando que a fritadeira air fryer é cancerígena. Isso causou um alarde, já que ela está cada vez mais presente na casa dos brasileiros. Entretanto, não há indícios que o eletrodoméstico possa causar um câncer, mas, isso não significa que não é preciso estar atento ao tipo de comida que está sendo feita.

A air fryer surgiu como uma substituta da fritura tradicional, que necessita de grandes quantidades de óleo, justamente por não exigir que a pessoa adicione muita gordura para o preparo do alimento. E, mesmo assim, a comida fica com o aspecto crocante e seco.

No atual contexto da pandemia, a procura pela fritadeira elétrica no Google foi de 27 para 71, em uma escala que vai até 100. De acordo com uma pesquisa feita pela GfK, plataforma que analisa o consumo em todo o mundo, a demanda por ela, no online, aumentou mais de 100%

O próprio nome já indica a forma como o preparo ocorre. Em inglês, air significa “ar” e fryer “fritadeira”, ou seja, a comida é “frita” utilizando um ar muito quente.

Ao ligar a fritadeira elétrica, dois processos começam a acontecer ao mesmo tempo. Enquanto uma bobina que contém pequenas hélices, posicionada na parte superior do eletrodoméstico, é ativada e começa a girar em altíssima velocidade, a temperatura começa a subir. Devido às hélices, o ar passa a também circular de maneira extremamente veloz, assim entrando em contato, igualmente, com todos os ingredientes que estão na bandeja, aquecendo-os e deixando-os semelhantes à fritura tradicional.

“Considerando que a fritura é uma técnica culinária que prepara alimentos mergulhando os ingredientes em gordura, o termo frito não é o mais adequado”, pontua Erika Simone Carvalho, especialista em Nutrição Oncológica pela SBNO. O ideal seria cozimento.

LEIA OUTROS ASSUNTOS DO DOL

BBB22: O que significa tapar o umbigo como fez Jade Picon?

BBB 22: Filha de Arthur Águiar e Mayra Cardi é internada em UTI

A fritadeira airfryer é cancerígena?

Segundo as informações que circulam, preparar comida na airfryer pode causar um câncer por conta de algumas substâncias que seriam liberadas durante esse processo. A principal, seria a acrilamida, seguida pelos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) e aminas heterocíclicas (HCAs). Entretanto, dizer que a fritadeira airfryer é cancerígena está incorreto.

Em relação à acrilamida, as mensagens alertam que os alimentos não devem ser preparados durante muito tempo acima dos 120º, pois haveria uma maior produção dessa substância, que seria cancerígena.

A especialista em nutrição oncológica explica que a acrilamida é formada em alimentos ricos em amido quando são cozidos, torrados, grelhados ou fritos em alta temperatura, até ficarem em um tom marrom escuro. Por exemplo, batata, batata-doce, mandioca, milho, aveia, trigo e arroz.

“Estudos em animais mostraram uma ligação entre esses alimentos cozidos demais que contêm acrilamida, e o risco de câncer. Entretanto, avaliações em humanos não encontraram nenhuma evidência científica de ligação entre comer alimentos contendo acrilamida e o risco de câncer”, afirma Erika.

Ela complementa dizendo que, em relação aos PAHs e HCAs, os estudos em laboratório mostraram que elas podem causar mutações genéticas no DNA, que, por sua vez, aumentam os riscos do desenvolvimento de tumores. Essas substâncias aparecem, predominantemente, nas carnes.

“HCAs e PAHs tornam-se capazes de danificar o DNA somente após serem metabolizados por enzimas específicas no corpo (bioativação). Estudos descobriram que a atividade dessas enzimas, que se diferem entre as pessoas, pode ser relevante para os riscos de câncer associados à exposição a esses compostos”, diz.

Os HCAs acontecem, principalmente, quando a carne é feita na grelha ou frigideira em temperatura acima dos 150º. Ou seja, está mais presente em frango e bife bem passados, assados ou grelhados. Já os PAHs podem se formar em métodos que expõem a carne à fumaça, como em churrascos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias