Diário Online
Notícias / Mundo-Notícias
ALERTA

"Nova pandemia já é considerada inevitável", diz OMS

A organização discutirá em novembro a possibilidade de elaborar um 'tratado para pandemias'

quinta-feira, 07/10/2021, 16:15 - Atualizado em 07/10/2021, 16:14 - Autor: Com informações O Antagonista


Mariângela Simão, diretora adjunta para acesso a medicamentos da Organização Mundial de Saúde
Mariângela Simão, diretora adjunta para acesso a medicamentos da Organização Mundial de Saúde | Reprodução/OMS

A crise sanitária imposta pela pandemia do novo coronavírus ocasionou uma série de medidas restritivas, para evitar a propagação do vírus. Com isso, foi estabelecido o novo normal: pessoas com máscaras, álcool gel sempre por perto e contato físico sendo evitado. As vacinas trouxeram esperança à população, que torce pela volta à normalidade, mas parece que a pandemia está longe de acabar, mesmo com o avanço da imunização pelo mundo. 

Essa semana, a diretora-geral adjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão, afirmou, em entrevista à Radio France Internationale (RFI), que uma nova pandemia no mundo é “inevitável” e a questão é “quando ela vai acontecer“. 

A diretora ainda disse que a organização discutirá a possibilidade de desenvolver um “tratado para pandemias” ainda em novembro desse ano, durante a Assembleia Mundial de Saúde. 

Leia também!

De acordo com Mariângela Simão, o assunto sobre a nova pandemia já circula entre os países, “não só para reforçar o papel da OMS em uma situação de emergência de interesse público como essa”, mas também para “criar uma série de medidas que os países e o setor privado têm de tomar no caso de uma emergência como uma pandemia mundial”. 

Mariângela Simão ainda informou que durante a Assembleia Mundial de Saúde também serão debatidas questões sobre as variantes do novo coronavírus e a distribuição de vacinas no mundo.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS