Todos nós sabemos que a Terra gira ao redor de uma única estrela, o Sol. Já os outros planetas do sistema solar, acompanham essa trajetória. Mas, claro, somos uma parte muito pequena do Universo. Exoplanetas que orbitam duas estrelas já foram identificados por cientistas e até representados na ficção, como Tatooine, terra de Luke Skywalker em Star Wars. 

Até então, o registro dos sistemas binários era o mais longe que os pesquisadores já haviam chegado. A percepção pode estar prestes a mudar: astrônomos da Universidade de Nevada, nos EUA, podem ter encontrado um ou mais corpos celestes que giram ao redor de três estrelas, os chamados planetas circuntriplos.

A descoberta é descrita em um artigo científico publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Segundo os cientistas, a descoberta aconteceu a partir da observação do sistema estelar GW Ori, localizado a 1.300 anos-luz da Terra. Esse sistema tem três estrelas, mas essa nem é a informação mais importante.

O fato intrigante está em seu disco de poeira e gás – ou melhor, discos, já que há uma lacuna dividindo-o em duas partes. O anel externo, inclusive, chama atenção por sua inclinação de 38 graus.  

Veja também!

O disco de poeira e gás é uma característica comum de sistemas estelares que estão formando planetas, e os pesquisadores acreditam que o enorme corte entre os anéis seja o resultado  do nascimento de um ou mais planetas naquele espaço.

Os especialistas supõem que exista ali um gigante gasoso com a massa de Júpiter, que estaria em seu primeiro milhão de anos de existência. Se a informação for confirmada, estaremos diante do primeiro planeta conhecido a orbitar três estrelas. 

Exoplanetas que orbitam duas estrelas já foram identificados por cientistas Foto: REPRODUÇÃO

MAIS ACESSADAS