plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
IMPRESSIONANTE

DNA: exame confirma que múmia é parente de Boris Johnson

Cruzamento entre estudos genéticos e genealógicos revelou que é quinta tataravó do político britânico.

Imagem ilustrativa da notícia DNA: exame confirma que múmia é parente de Boris Johnson camera Anna Catharina Bischoff, que morreu aos 67 anos, em 1787 | Divulgação

Ao analisar o DNA de um corpo mumificado de uma mulher do século XVIII, cientistas fizeram uma descoberta surpreendente. O genoma apontou que ela tem grau muito grande de parentesco com três pessoas famosas da Inglaterra. O corpo foi encontrado em 1975 na cidade suíça de Basilea, enquanto eram realizados trabalhos de reconstrução da igreja Barfüsser.

Após anos de mistério a respeito da identidade da múmia, os pesquisadores puderam determinar que se trata de Anna Catharina Bischoff, que morreu aos 67 anos, em 1787. Acredita-se que ela tenha morrido intoxicada por mercúrio, elemento usado para tratamentos contra a sífilis na época. A presença da substância em seu organismo ajudou a preservar o corpo.

 Anna Catharina Bischoff, que morreu aos 67 anos, em 1787
📷 Anna Catharina Bischoff, que morreu aos 67 anos, em 1787 |Divulgação/ Instituto Citizen Science Basel

Após análises minuciosas do DNA de Bischoff, os especialistas do Instituto Citizen Science Basel conseguiram sequenciar o seu genoma. Assim, eles demonstraram sua consanguinidade com três pessoas vivas, entre elas o atual primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Ou seja, Bischoff é tatara-tatara-tatara-tatara-tatara-tataravó do político britânico, ou seja, cinco gerações de tatás.

Veja também!

A ligação com Johnson foi estabelecida depois que os cientistas rastrearam a árvore genealógica de Anna Bischoff usando DNA extraído de sua múmia. Segundo os historiadores, Bischoff teve sete filhos, dois dos quais atingiram a idade adulta, e uma de suas filhas se casou com um barão chamado Pfeffel von Kriegelstein. Esse barão faz parte de uma linha direta de ancestrais na árvore genealógica de Johnson.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias