Diário Online
Notícias / Mundo-Notícias
IMPRESSIONANTE

DNA: exame confirma que múmia é parente de Boris Johnson

Cruzamento entre estudos genéticos e genealógicos revelou que é quinta tataravó do político britânico.

quinta-feira, 04/11/2021, 16:10 - Atualizado em 04/11/2021, 16:10 - Autor: Com informações UOL


 Anna Catharina Bischoff, que morreu aos 67 anos, em 1787
Anna Catharina Bischoff, que morreu aos 67 anos, em 1787 | Divulgação

Ao analisar o DNA de um corpo mumificado de uma mulher do século XVIII, cientistas fizeram uma descoberta surpreendente. O genoma apontou que ela tem grau muito grande de parentesco com três pessoas famosas da Inglaterra. O corpo foi encontrado em 1975 na cidade suíça de Basilea, enquanto eram realizados trabalhos de reconstrução da igreja Barfüsser.

Após anos de mistério a respeito da identidade da múmia, os pesquisadores puderam determinar que se trata de Anna Catharina Bischoff, que morreu aos 67 anos, em 1787. Acredita-se que ela tenha morrido intoxicada por mercúrio, elemento usado para  tratamentos contra a sífilis na época.  A presença da substância em seu organismo ajudou a preservar o corpo.

 

 Anna Catharina Bischoff, que morreu aos 67 anos, em 1787
Anna Catharina Bischoff, que morreu aos 67 anos, em 1787 | Divulgação/ Instituto Citizen Science Basel
 

Após análises minuciosas do DNA de Bischoff, os especialistas do Instituto Citizen Science Basel conseguiram sequenciar o seu genoma. Assim, eles demonstraram sua consanguinidade com três pessoas vivas, entre elas o atual primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Ou seja, Bischoff é tatara-tatara-tatara-tatara-tatara-tataravó do político britânico, ou seja, cinco gerações de tatás.

Veja também!


A ligação com Johnson foi estabelecida depois que os cientistas rastrearam a árvore genealógica de Anna Bischoff usando DNA extraído de sua múmia. Segundo os historiadores, Bischoff teve sete filhos, dois dos quais atingiram a idade adulta, e uma de suas filhas se casou com um barão chamado Pfeffel von Kriegelstein. Esse barão faz parte de uma linha direta de ancestrais na árvore genealógica de Johnson.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS