Os perigos proporcionados pela espécie não se restringem apenas à produção agropecuária. Esses animais são um alerta à saúde pública, além de oferecerem riscos de violência, já que se tornam bastante agressivos quando confrontados e, para se defenderem, atacam.

Essa semana, diversas regiões da Itália apresentaram nesta quarta-feira (3) à Comissão da Agricultura um plano para controlar o "crescimento descontrolado da população da fauna selvagem, em particular de javalis".

O alerta foi feito em um documento aprovado pela conferência das regiões e províncias autônomas da Itália e propõe sete intervenções para combater a situação.

Entre as solicitações está a introdução de "cifras específicas de apoio à polícia provincial na implementação de planos de controle ao surgimento dos animais, a prestação de cobertura de seguros em caso de danos causados pelos javalis, com uma indenização de 100%, além da constituição de uma comissão técnica nacional específica.

 "O crescimento descontrolado da população de animais selvagens, em particular dos javalis, tornou-se uma verdadeira emergência em todo o país que causa danos consideráveis à agricultura, um aumento dos acidentes rodoviários com consequências por vezes fatais e riscos para a saúde e higiene relacionados com a propagação de doenças, como a peste suína africana, que podem comprometer todo o setor pecuário", diz o texto lançado pelos representantes da Conferência das Regiões durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara.

Veja também!

De acordo com o vereador da região do Vêneto, Cristiano Corazzari, "é urgente definir instrumentos de intervenção adequados, porque o quadro regulamentar nacional está desatualizado e deficiente".

 "Precisamos fazer as regras mais efetivas da Lei nº 157/1992 e da Lei Delrio para permitir uma efetiva restauração do equilíbrio ambiental que a situação de desenvolvimento descontrolado da fauna silvestre nos últimos anos substancialmente comprometeu", acrescentou Corazzari.

Recentemente, a presença de javalis selvagens na ruas de alguns bairros de Roma, na capital da Itália, chegou a virar tema da campanha para a eleição à prefeitura, tendo em vista que os animais começaram a aparecer com frequência devido ao lixo despejado pelos moradores irregularmente em alguns pontos da cidade.

Javalis selvagens em via urbana da capital italiana. Foto: Reprodução/Twitter

MAIS ACESSADAS