A identificação de uma nova cepa do novo coronavírus - que foi denominada de Ômicron - gerou pânico e deixou diversos países em alerta máximo.
Mesmo sem nenhum caso detectado da nova variante, o Japão anunciou que fechará as fronteiras para a entrada de todos os viajantes a partir desta terça-feira (30). A medida foi anunciada nesta segunda-feira (29), pelo primeiro-ministro japonês Fumio Kishida.
Segundo ele, o protocolo foi adotado para tentar conter a disseminação da nova variante Ômicron da covid-19 no país.
Os japoneses que estiverem retornando de viagens a países específicos poderão entrar, mas só depois de cumprir um período de quarentena em instalações designadas pelo governo.
“Estas são medidas temporárias e excepcionais que estamos tomando por uma questão de segurança até que haja informações mais claras sobre a variante Ômicron. Estou pronto para suportar as críticas daqueles que dizem que o governo está sendo cauteloso demais”, disse Kishida.
Veja também!
- Variante Ômicron: saiba quais países têm casos
- Imagem revela que Ômicron tem mais mutações que a Delta
- Ômicron: pacientes apresentam sintomas “leves”, diz médica
Desde a última sexta-feira (26), o Japão aumentou as restrições e controles em suas fronteiras para pessoas vindas de seis países africanos.
O ministro da Saúde japonês, Shigeyuki Goto, disse que um viajante da Namíbia testou positivo para a covid-19, porém mais testes ainda eram necessários para descobrir se era da nova variante.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar