Arqueólogos de depararam com uma descoberta extremamente rara na necrópole de Saqqara, no Egito. Em meio a dúzias de múmias de gatos, crocodilos, escaravelhos, pássaros e najas, os pesquisadores encontraram vários leões mumificados pela primeira vez. Os animais foram sepultados há cerca de 2.600 anos.
O tamanho de cinco felinos chamou a atenção dos pesquisadores. Análises por tomografia computadorizada sugerem que dois deles sejam filhotes de leão. Novos testes serão necessários para comprovar exatamente quais são as outras espécies mumificadas. Acredita-se que possam ser guepardos, leopardos, leoas ou panteras.
Veja também:
- Ufólogo diz que viu sarcófago de faraó egípcio em Marte
- Conheça a múmia que continua bela após 3800 anos
- Múmia é encontrada dentro de estátua de mil anos
"Seja lá o que for, será (uma descoberta) única", disse Mostafa Waziry, do Ministério das Antiguidades do Egito.
Além desses animais, também foram encontradas 20 múmias de gatos domésticos e cerca de cem esculturas, muitas das quais retratam felinos. Outra descoberta foi a de uma pequena estátua de ébano da deusa Neith, localizada dentro da tumba, o que ajudou os arqueólogos a determinar a idade dos artefatos. Neith era deusa da cidade de Sais, que foi a capital do Egito durante a 26ª dinastia (cerca de 2600 anos atrás).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar