plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DE PASSAGEM

Asteroide perigoso passará perto da Terra hoje, alerta Nasa

A rocha espacial viaja a uma velocidade de 37.400 km/h, equivalente a 30x a velocidade do som. O asteroide foi classificado como “potencialmente perigoso” pela própria NASA

Imagem ilustrativa da notícia Asteroide perigoso passará perto da Terra hoje, alerta Nasa camera Corpo passará a uma distância considerável pela Agência Espacial Americana | Reprodução

Asteroides são corpos celestes que orbitam o Sol e que são muito pequenos para serem considerados planetas. Concentram-se entre Marte e Júpiter. A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) emitiu um alerta informando que um gigantesco asteroide “potencialmente perigoso”, classificado assim pela própria agência passar perto da Terra.

De acordo com a agência, a rocha espacial 2008 AG33 tem até 780 metros de comprimento e fará uma passagem próxima da Terra nesta quinta-feira (28). Felizmente, espera-se que passe a uma distância segura e não represente ameaça ao nosso planeta.

O asteróide desta quinta-feira foi descoberto em janeiro de 2008, por pesquisadores de asteroides no observatório Mt. Lemmon SkyCenter, no Arizona. Sua última passagem pela Terra foi em março de 2015. A rocha passa pelo nosso planeta durante sua órbita do Sol aproximadamente uma vez a cada sete anos.

O 2008 AG33 foi adicionado ao banco de dados “Close Approaches” da NASA , que rastreia milhares de objetos próximos da Terra (NEOs). De acordo com o Jet Propulsion Laboratory da NASA, a rocha está viajando a 37 mil km/h– 13 vezes mais rápido que uma bala.

Veja também:

Segundo a agência espacial, o asteroide vai passar a cerca de 3,2 milhões de quilômetros da Terra – em termos espaciais é muito próximo. Qualquer objeto em movimento rápido que chegue a 7,48 milhões de quilômetros de nós é considerado “potencialmente perigoso” por organizações espaciais cautelosas.

“A NASA não conhece nenhum asteroide ou cometa atualmente em rota de colisão com a Terra, então a probabilidade de uma grande colisão é bem pequena”, diz a Agência.

“Na verdade, pelo que sabemos, nenhum objeto grande provavelmente atingirá a Terra a qualquer momento nas próximas centenas de anos.”

Mesmo que um deles atingisse nosso planeta, a grande maioria dos asteroides não eliminaria a vida como a conhecemos. “Catástrofes globais” só são desencadeadas quando objetos com mais de 880 metros de diâmetro colidem com a Terra, de acordo com a NASA.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias