plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
URGENTE!

EUA emitem alerta sobre surto de meningite em homens gays

Nos últimos dias, foram registrados 24 casos e sete mortes na Flórida

Imagem ilustrativa da notícia EUA emitem alerta sobre surto de meningite em homens gays camera Meningite afeta as membranas que envolvem o cérebro | Dive-SC/Reprodução

As últimas semanas ficaram marcadas pelo surgimento de dois surtos que preocupam as autoridades de saúde no mundo todo. Primeiro, uma hepatite de origem misteriosa que acomete principalmente as crianças. Depois, o espalhamento da varíola dos macacos por vários países.

Enquanto os cientistas ainda tentam desvendar as origens e as causas dos quadros, vale notar que esses eventos acontecem em meio à pandemia de covid-19, doença causada por um vírus que, até o início de 2020, era absolutamente desconhecido. Agora outra doença está tirando o sono dos especialistas nos Estados Unidos.

Os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) emitiram um alerta sobre um surto de doença meningocócica no estado da Flórida que já provocou 24 casos e sete mortes entre homens gays e bissexuais.

Em comunicado emitido na quinta-feira (23), a agência de saúde classifica o quadro de "um dos piores surtos de doença meningocócica entre homens gays e bissexuais na história dos Estados Unidos".

"Dados recentes mostram que cerca de metade dos casos associados a esse surto são de homens hispânicos. O surto está afetando principalmente pessoas que vivem na Flórida, mas também pessoas que viajaram para a Flórida", ressalta a nota.

Veja também:

Os CDC recomendam que esse público tome a vacina meningocócica conjugada ACWY, que protege contra meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

A recomendação vale para homens que fazem sexo com homens que moram na Flórida ou que pretendem viajar para o estado – pelo menos duas semanas antes do embarque.

De acordo com os especialistas, a infecção pela bactéria meningococo pode resultar em meningite ou meningococemia.

"Os sintomas são geralmente graves e incluem cefaleia, náuseas, vômitos, fotofobia, letargia, exantema, falência de múltiplos órgãos, choque e coagulação intravascular disseminada", descreve o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias