Diário Online
Notícias / Mundo Notícias
LEILÃO

Esqueleto de dinossauro será vendido por até R$ 43 milhões

Exemplar de quase 3 metros de altura e 6,7 de largura apresenta bom estado de conservação

quarta-feira, 06/07/2022, 20:27 - Atualizado em 06/07/2022, 20:26 - Autor: Com informações R7

Google News

Da família dos Tiranossaurídeos, o exemplar de 3 metros de altura e 6,7 de largura, foi achado em 2018 na formação do rio Judith, no estado de Montana.
Da família dos Tiranossaurídeos, o exemplar de 3 metros de altura e 6,7 de largura, foi achado em 2018 na formação do rio Judith, no estado de Montana. | Sothesby´s

Pela primeira vez na história dos leilões, um raro esqueleto de Gorgosaurus, conservado de maneira excepcional, será vendido em um evento organizado pela casa Sotheby's em Nova York, no dia 28 de julho, com valor milionário de 5 a 8 milhões de dólares (aproximadamente, 27 e 43 milhões de reais).

Da família dos Tiranossaurídeos, o exemplar de 3 metros de altura e 6,7 de largura, foi achado em 2018 na formação do rio Judith, no estado de Montana, é um dos poucos encontrados nos Estados Unidos e o primeiro a ser colocado à venda em leilão. Com uma cauda longa e patas traseiras robustas, além de uma mandíbula poderosa com dentes afiados, usados para dilacerar suas vítimas, era um temido caçador, principalmente quando operava em grupo.

Veja também:


"Em minha carreira, tive o privilégio de conseguir e vender muitos objetos excepcionais e únicos, mas poucos capazes de inspirar medo e captar imaginações como este incrível esqueleto de Gorgosaurus", disse à AFP Cassandra Hatton, vice-presidente da Sothesby's e responsável pelo departamento de ciência e cultura popular.

Diferente de outros países, os Estados Unidos não impedem a venda ou exportação de fósseis, portanto é possível que este espécime viaje para outro continente 77 milhões de anos após sua extinção. "Praticamente todas as espécimes de Gorgosaurus já encontradas estão em museus. Este é o único que pode ser comprado", apontou a especialista, ao considerar que "é um momento emocionante tanto para colecionadores privados, como para instituições".

Seu estado de conservação é extraordinário. "Temos muita sorte que a zona onde essa criatura morreu tinha excelentes sedimentos e depósitos de areia, havia muita água, o que é fundamental para a fossilização". Esse bípede viveu em uma época em que havia mar em Montana.

Os curiosos poderão vê-lo a partir de 21 de julho nas salas da Sotheby's em Nova York. Na semana de leilões sobre história natural, além do esqueleto do Gorgosaurus, também estarão a venda meteoritos e um lote com o primeiro relógio 'tourbillon' de eixo triplo que viajou para o espaço.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS