Diário Online
Notícias / Mundo Notícias
DOENÇA VIRAL

Cientistas identificam causador da hepatite misteriosa

Doença já matou de 22 crianças em todo o mundo e outras 46 precisaram de transplante

sexta-feira, 29/07/2022, 18:20 - Atualizado em 29/07/2022, 18:20 - Autor: Com informações SBT News

Google News

Possíveis causas para a infecção do fígado de origem desconhecida, incluindo mutação do adenovírus
Possíveis causas para a infecção do fígado de origem desconhecida, incluindo mutação do adenovírus | Reprodução

Um novo estudo realizado pela Universidade de Glasgow, no Reino Unido, em conjunto com o Great Ormond Street Hospital, em Londres, pode ter desvendado o que estaria causando os crescentes casos de hepatite aguda que têm infectado principalmente as crianças de todo o mundo. Doença já matou de 22 crianças em todo o mundo e outras 46 precisaram de transplante.

A conclusão inicial dos cientistas foi de que a doença estariam ligados ao vírus responsável por alguns tipos de gripe comuns, o chamado adenovírus. Análises de 37 pacientes indicaram a presença do vírus adeno-associado 2 (AAV2) nas amostras, sugerindo uma provável relação entre o agente patogênico e as complicações hepáticas em menores de 12 anos, que são consideradas raras.

Leia também:


No entanto, apesar do vírus ter sido encontrado em amostras de 96% dos pacientes, ainda não foi possível determinar se a presença do vírus configura uma infecção causadora da doença. Os pesquisadores acreditam que a quarentena, causada pela pandemia da Covid-19, afetou negativamente o sistema imunológico das crianças, que devido ao isolamento, deixaram de serem expostas a determinados patógenos e, logo, tiveram sua resposta imune comprometida. 

O que já se sabe é que o AVV2, sozinho, não consegue se replicar sem o auxílio de um "vírus ajudante", como um adenovírus. Desta forma, outra hipótese avaliada pelos cientistas é de que tratem-se de casos de coinfecção pelo AVV2 e/ou um adenovírus, ou ainda o vírus da Herpes HHV6. Contudo, para determinar a causa exata da hepatite aguda em crianças, ainda serão necessárias mais análises.


Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS