Um mergulhador profissional quase perdeu a vida ao ser atacado por um enorme tubarão na Austrália. Eric Nerhus foi praticamente engolido pelo predador feroz enquanto coletava moluscos no mar que banha o Cabo Howe, na costa leste da Oceania.
Detalhes do ataque brutal sofrido por Eric vieram à tona recentemente, por meio de relatório do banco de dados Global Shark, obtido pelo tabloide britânico The Sun.
O documento revela que, o mergulhador, de 41 anos, trabalhava em uma profundidade de aproximadamente 7 metros, conectado ao barco em que o filho o aguardava.
"Uma onda de focas ou peixes grandes passa, [e] você pensa: 'Ok, me pergunto o que os está perseguindo'", descreveu Eric. "É quando os pelos da nuca se arrepiam."
Mesmo em meio à água turva, ele ainda visualizava a embarcação acima dele. Até que tudo escureceu: "Não consegui ver nada, porque estava olhando para o fundo da garganta dele."
Veja também:
- Vídeo: EUA rastreiam tubarão com mordidas gigante no corpo
- Tubarão é visto com mordida de predador gigante já extinto
- Tubarão-branco arranca cabeça de pescador no México
Conforme reportado pelo The Sun, a primeira mordida do tubarão quebrou o nariz dele. Diante da resistência, o tubarão desferiu o segundo golpe, que sugou o homem garganta abaixo. "Comecei a ser sacudido horizontalmente, com um movimento muito forte", lembrou a vítima, "pensei: 'é o fim, é assim que é morrer'."
A partir daí, com as mãos livres, ele apalpou a cabeça do bicho até os olhos, e começou a arrancá-los, ao mesmo tempo em que se contorcia para trás. "Assim que pensei estar me libertando, a mandíbula inferior se fechou, e senti os dentes afundarem na parte de trás da minha cabeça, no meu crânio", narrou, "torci o olho o mais forte que pude, o tubarão reagiu novamente e me soltou." Rapidamente, ele recolocou o respirador na boca e tentou sair da água.
Eric estava gravemente ferido com diversas lacerações pelo corpo: "O grande olho preto redondo mirava diretamente para o meu rosto, sem nenhum sinal de medo de qualquer barco, humano ou animal marinho".
Ao tocar o casco da embarcação, Eric foi puxado pelo filho, assustado diante da cena. Em terra firme, equipes de emergência foram acionadas, e ele foi levado as pressas para o hospital em estado grave. Na emergência, foram necessárias 75 suturas cirúrgicas para costurar os ferimentos, e por fim, o mergulhador decidiu abandonar a carreira. "Estou feliz por ainda estar por aqui", concluiu.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar