plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
VEJA O VÍDEO

Castelo de 3.000 anos é achado no fundo de lago na Turquia

Teoria é que nível da água foi subindo até engolir parte de uma cidade de 3.000 anos

Imagem ilustrativa da notícia Castelo de 3.000 anos é achado no fundo de lago na Turquia camera Mergulhadores investigaram o lago por quase uma década antes de encontrar as ruinas | Foto: Ancient Origins

Arqueólogos marinhos fizeram uma incrível descoberta no fundo do maior lago da Turquia. Um castelo muito bem preservado que data de 3.000 anos. De acordo com os pesquisadores, a fortificação foi construída pela misteriosa civilização urartiana que habitou os arredores do Lago Van durante a Idade do Ferro.

Embora os habitantes locais tenham relatado a existência de ruínas antigas sob a água, os mergulhadores investigaram o lago por quase uma década antes de encontrar as ruinas. Hurriyet Daily News relata que a equipe de pesquisa descobriu várias outras características de interesse durante esse período, incluindo estalagmites com cerca de 10 metros de comprimento, conhecidas como "chaminés de fada subaquáticas" e um navio russo afundado.

Mergulhadores investigaram o lago por quase uma década antes de encontrar as ruinas
📷 Mergulhadores investigaram o lago por quase uma década antes de encontrar as ruinas |Foto: Ancient Origins

A descoberta recente das fortificações subaquáticas foi feita por uma equipe de pesquisadores, incluindo Tahsin Ceylan, um fotógrafo e cinegrafista subaquático, o mergulhador Cumali Birol e Mustafa Akkuş, um acadêmico da Universidade Van Yüzüncü Yıl.

"Hoje, estamos aqui para anunciar a descoberta de um castelo que permaneceu submerso no Lago Van", disse o cinegrafista Tahsin Ceylan ao Hurriyet Daily News. "Acredito que além deste castelo, os microbialitos vão contribuir para a economia e o turismo da região. É um milagre encontrar este castelo debaixo d'água. Arqueólogos virão aqui para examinar a história do castelo e fornecer informações sobre ele."

Veja também:

Mosaico romano que retrata "Medusa" é achado na Espanha

Cajado de 4400 anos em forma de cobra é achado na Finlândia

“Cápsula do tempo” de milhões de anos é achada no Himalaia

Ceylan explicou ainda que as paredes da fortificação cobrem uma área de cerca de um quilômetro quadrado. Cerca de 3 a 4 metros da parede são visíveis acima do leito do lago, mas não está claro a profundidade das paredes, então escavações detalhadas precisam ser realizadas no castelo.

VEJA O VÍDEO:

Os arqueólogos acreditam que o castelo foi construído pelos urartianos, uma civilização misteriosa que existiu no que hoje é o leste da Turquia, Irã e a moderna República Armênia, por volta do século 13 aC . Muito pouco se sabe sobre o reino de Urartu e as origens de seu povo, no entanto, eram bem conhecidos por sua metalurgia avançada.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias