A colisão de um asteroide possui três principais perigos: danos ao solo devido à explosão; um tsunami se ele cair na água e efeitos climáticos globais, que podem variar de acordo com o tamanho do asteroide. Porém, um alerta feito pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) não descartou a possibilidade do asteroide Apophis atingir a Terra. Apophis é considerado "Deus do Caos" na cultura egípcia antiga.
A agencia espacial e pesquisadores da Universidade do Havaí concluíram que existi uma possibilidade que o Apophis acabe impactando com a Terra, o ano será 2068, causando um evento verdadeiramente apocalíptico.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- NASA pede ajuda ao Vaticano para investigar asteroide Bennu
- GRAVE! Queda de asteroide causa grande explosão na Europa
- "Cometa do diabo" está vindo em direção à Terra
No estudo, os cientistas observaram que o asteroide de 340 metros de diâmetro está acelerando devido à “radiação térmica não uniforme”. Todos os asteroides irradiam energia da luz do sol na forma de calor, para manter uma temperatura constante. No processo, isso altera ligeiramente a órbita do asteroide.
Quer mais notícias internacionais? Acesse nosso canal no WhatsApp
E a maneira como o Apophis está fazendo isso indica que ele poderia acelerar o suficiente para colidir com a Terra em 2068. Além disso, em 13 de abril de 2029, o "Deus do Caos" estará tão perto da Terra que será visível a olho nu.
As novas observações que obtivemos com o telescópio Subaru no início deste ano foram boas o suficiente para revelar a aceleração de Apóphis e mostrar que o asteroide está se afastando de uma órbita puramente gravitacional em cerca de 170 metros por ano, o que basta manter o cenário de impacto de 2068. ”
Estima-se que ele entrará na atmosfera com energia cinética de 750 megatons. Em comparação, a bomba de hidrogênio mais poderosa já explodiu, a Bomba do Tzar tinha uma energia de 57 megatons.
Segundo os pesquisadores, a quantidade de destruição para humanos ou propriedades dependerá da localização do impacto, mas as consequências serão sentidas em todos os pontos da Terra.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar