plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALERTA SANITÁRIO

Máscaras voltam a ser exigidas em aeroportos após surto do vírus Nipah

Medidas de segurança são reforçadas em países asiáticos após casos de infecção na Índia

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Máscaras voltam a ser exigidas em aeroportos após surto do vírus Nipah camera Vírus Nipah é conhecido pela alta taxa de letalidade, variando entre 40% e 75%. | Ruslanas Baranauskas/Divulgação

Após a confirmação de dois casos do vírus Nipah no estado de Bengala Ocidental, na Índia, diversos países asiáticos decidiram adotar novamente medidas de segurança para evitar a disseminação da doença. Segundo informações divulgadas CNN Brasil, aeroportos na Tailândia, Singapura, Hong Kong, Malásia, Indonésia, Vietnã e Paquistão passaram a exigir o uso de máscaras, reforçando os protocolos sanitários em resposta ao surto. A medida é um reflexo do temor causado pelo histórico de letalidade do vírus, que pode variar de 40% a 75%.

Descoberto em 1999, o vírus Nipah já foi identificado em outras ocasiões na Ásia, mas o recente surto na Índia renovou as preocupações sobre o potencial dele de se espalhar. Até o momento, os casos registrados na Índia resultaram em mortes, o que elevou o alerta entre as autoridades sanitárias regionais. De acordo com a emissora News 18, os dois pacientes diagnosticados com o vírus são profissionais de saúde que começaram a apresentar os primeiros sintomas no final de dezembro de 2025.

Conteúdos relacionados:

Quarentena e rastreamento

Desde que o surto foi identificado, mais de cem pessoas que tiveram contato com os infectados foram colocadas em quarentena, com o objetivo de impedir a propagação do vírus. O Ministério da Saúde da Índia informou que foram rastreados 196 contatos diretos dos pacientes. No entanto, todos os testes realizados até o momento deram negativo para o vírus Nipah e nenhum dos indivíduos monitorados apresentou sintomas da doença.

Embora o risco de uma disseminação maior seja observado com cautela, especialistas apontam que o cenário é controlável. O infectologista Benedito Fonseca, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e consultor da Sociedade Paulista de Infectologia, explicou ao Globo que a transmissão do Nipah entre humanos ocorre por meio do contato direto com secreções de pessoas infectadas.

De acordo com o infectologista, o virús exige um “contato muito íntimo” para que a infecção aconteça. Ainda segundo ele, a probabilidade do vírus Nipah causar uma pandemia global, parecida com a do Covid-19, é “bem baixa”, uma vez que o modo de transmissão dele é limitado e restrito.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Prevenção e medidas sanitárias

A principal forma de transmissão do vírus Nipah é por meio de morcegos do gênero Pteropus, que se alimentam de frutas e podem contaminar os alimentos consumidos pelos seres humanos. Além disso, a transmissão direta entre pessoas também pode ocorrer por meio do contato com secreções, como saliva, urina ou sangue de indivíduos infectados.

Por conta disso, o aumento do uso de máscaras nos aeroportos é uma tentativa de reforçar a proteção e prevenir novos casos em países com tráfego aéreo intenso. As autoridades seguem monitorando de perto a situação, enquanto as medidas preventivas são intensificadas em diversos pontos críticos de contágio.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias