
Há 92 anos a Rádio Clube do Pará ultrapassa gerações e é consagrada pelos paraenses como um dos principais meios de comunicação, que chega ao território do Estado pela onda AM, mas também ultrapassa fronteiras por meio das plataformas digitais. Fundada em abril de 1928, a Rádio Clube do Pará é a mais antiga do Norte do Brasil. Ela passou a fazer parte do Grupo RBA em 1993. Logo depois, teve uma importante reformulação na programação dando destaque ao jornalismo, esporte e entretenimento, tripé que a transformou líder de audiência no segmento.
“A Rádio Clube está completando mais um ano de história. Emissora que é símbolo do Pará, foi o primeiro veículo de comunicação do Estado e até hoje presta um serviço inestimável para a população. São décadas e décadas informando, entretendo, oferecendo um trabalho sério, responsável e de qualidade. Estamos orgulhosos de termos chegado até aqui”, destaca Camilo Centeno, diretor-geral do Grupo RBA.
Diante do cenário de pandemia da Covid-19, a principal pauta do veículo tem sido a transmissão, com a mesma credibilidade, de todas as informações necessárias para a sociedade. “Ela está hoje focada, mais do que nunca, nessa conjuntura, dessa guerra que se trava com esse vírus que assola o mundo, tentando esclarecer a população sobre o que pode ser feito neste momento e quais medidas estão sendo tomadas para combater a pandemia. Temos orgulho de estar neste momento da história ao lado da população paraense e ao lado do Pará”, avalia Centeno.
AUDIÊNCIA
Na Clube, a população tem acesso a diversos programas, todos líderes em audiência, entre eles os jornalísticos. Atualizadas, dinâmicas, bem apuradas e com credibilidade, as informações estão distribuídas em quatro programas ao longo do dia. Durante esse tempo, há participação de repórteres que estão na Região Metropolitana de Belém, correspondentes espalhados pelos principais municípios do Estado e também há informações nacionais.
“A gente consegue passar todas as informações para os nossos ouvintes em tempo real, por isso temos o slogan: ‘Aconteceu, ligue na Clube’. Mas antes de colocar a notícia no ar, ela é devidamente apurada, checada, que é o que cabe a nós, jornalistas, radialistas, fazer isso. E em tempo de fake news, a gente desfaz todo mal entendimento e informação falsa. A gente corre atrás da informação e mantém a credibilidade. Temos os melhores profissionais do rádio e em função da credibilidade deles, temos essa audiência extraordinária há 24 anos, na liderança absoluta”, descreve Nonato Cavalcante, diretor de jornalismo da Rádio Clube.
A Clube é acessada também pelo aplicativo de celular, site, redes sociais e via satélite, através da programação de TV por assinatura, como a SKY (402), Claro (195) e OI (960). “Quem quiser ouvir no radinho, no app, site e tvs também ouve. A gente acompanha a evolução com o objetivo de levar informação em todas as plataformas e meios de comunicação existentes. E temos tido sucesso absoluto. Pra se ter uma ideia do alcance extraordinário é que todas as outras rádios de AM no Pará não chegam à metade que temos de audiência”, diz Cavalcante.
A Rádio Clube do Pará é considerada pelos padrões da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), como uma rádio nacional porque a cobertura extrapola os municípios e Estado onde atua, através da Onda Tropical e Onda Média.
História
- A Rádio Clube do Pará foi fundada cinco anos depois da abertura da primeira rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923. A data da transmissão inaugural da Rádio Clube foi 22 de abril de 1928, tendo à frente os pioneiros Roberto Camelier, Eriberto Pio e Edgar Proença.
- Participava da programação quem soubesse tocar um instrumento, cantar ou declamar poesias. As sessões eram à noite, ao vivo.
- Os primeiros prefixo e slogan foram PRAF – A voz do Pará. Na primeira metade da década de 30, muda o prefixo e Edgar Proença cunha o slogan pelo qual a Rádio ficaria conhecida em toda a Amazônia: PRC5 – A voz que fala e canta para a planície. De tão forte, a marca PRC5 foi incorporada à razão social da emissora, depois que ela mudou novamente o prefixo por força de legislação. O nome atual é Rádio Clube do Pará PRC5 Ltda, com o prefixo 690 kHz.
- A Clube foi a primeira emissora do Norte a transmitir uma partida de futebol, em 1935, jogo narrado pelo próprio Edgar Proença. No Brasil, a primeira transmissão tinha ocorrido em 1932. A Clube foi também a primeira emissora do Norte a transmitir uma partida de Copa do Mundo, a final de 1950, no Rio de Janeiro, contra o Uruguai.
- Hoje, com mais de 90 anos de atividades, a Rádio Clube do Pará é uma emissora moderna, alinhada com o novo perfil das rádios, voltada para o jornalismo, o esporte, a prestação de serviço e o entretenimento.
- A emissora está nas mãos da família Barbalho desde 1986. Em 93, ela foi integrada ao sistema da Rede Brasil Amazônia de Comunicação.
- Com um transmissor superpotente de 20 kW, a Clube atinge em onda média toda a dimensão continental do Pará. Em onda tropical, alcança a Amazônia Legal. Além disso, a Rádio recebe mensagens de ouvintes de vários países que ouvem pela internet.
Esporte é destaque na programação

Um terço da programação da Rádio Clube é destinada ao esporte, segmento que se tornou marca registrada do veículo. Guilherme Guerreiro, chefe do departamento de esporte da rádio, lidera essa importante editoria há quase 25 anos. “É uma responsabilidade muito grande manter uma liderança incontestável”.
Segundo ele, são 20 programas esportivos transmitidos de domingo a domingo e que buscam se reinventar, inclusive neste período de pandemia. “Abrimos mais espaço para o jornalismo, mas todos os programas esportivos estão no ar. E, há mais de um mês, lançamos a divulgação de jogos memoráveis onde a gente relembra vitórias importantes dos clubes de futebol. Isso ganhou enorme visibilidade e preencheu as tardes de domingo e as noites de quartas-feiras. É assim que a gente continua: se reinventa, busca novidades, sempre com o apoio da direção, que tem olhar visionário”, destaca.
Para ele, o sucesso da Clube é cada vez mais longo. “A rádio se antecipou a toda revolução da internet. O tradicional está presente em todas as plataformas, ou seja, a rádio se aproveitou desses mecanismos para crescer, se multiplicou” , afirma.
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