O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) já colocou em prática a Operação Festas Seguras 2020, com o objetivo de garantir segurança e tranquilidade neste final de ano. Localidades e balneários que deverão registrar aumento na circulação de pessoas e veículos serão monitorados, em parceria com os demais órgãos de segurança pública do Estado.
O plano de ação do Detran é definido com base na observação de municípios e distritos mais procurados pela população. Em 2020, a Operação se concentrará na preservação da vida, educação, fiscalização de trânsito e tráfego, além do combate à alcoolemia, a fim de prevenir acidentes e infrações que possam colocar em risco a vida das pessoas.
A Operação Festas Seguras 2020 mobiliza 228 agentes de fiscalização do Detran, distribuídos por 24 municípios, que contam com o apoio de 39 viaturas (caminhonetes), 15 motocicletas, dois quadriciclos, um guincho e uma unidade móvel para executar a Operação Lei Seca. A ação integrada começou na terça-feira (22), e prossegue até o dia 4 de janeiro de 2021. Na rodovia BR-316, na Região Metropolitana de Belém, 45 agentes estarão dispostos em turno integral de 24 h, em escala, até a Alça Viária.
Educação - A Coordenadoria de Educação do Detran também dará prosseguimento às ações integradas de educação e conscientização pelos municípios que receberão as equipes de fiscalização. O método de trabalho será o mesmo que já vem sendo utilizado no Projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará, com ênfase nos principais fatores de risco no trânsito e na redução dos índices de acidentes e mortes nas vias.
A Coordenadoria destacou 37 servidores para executar esse trabalho em sete municípios - Salinópolis, Belém (no distrito de Mosqueiro), Bragança, Marapanim, Xinguara, Moju e Santarém -, entre os dias 28 de dezembro e 11 de janeiro de 2021. As ações serão desenvolvidas em conjunto com os demais órgãos de segurança e com o apoio dos órgãos de trânsito municipais. (Colaboração de Celso Júnior).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar