Diário Online
Notícias / Notícias Pará
IMUNIZAÇÃO

Covid-19: Pará recebe mais 154.750 doses de vacina

A Sespa recomenda aos municípios que as doses desse lote sejam destinadas à segunda dose de quem já recebeu a vacina AstraZeneca.

terça-feira, 05/10/2021, 14:46 - Atualizado em 05/10/2021, 14:46 - Autor: Com informações da Agência Pará


Chegou em Belém, a 96ª remessa de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.
Chegou em Belém, a 96ª remessa de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. | Reprodução

No vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a população pode acompanhar o quantitativo dos tipos de vacina recebidas pelo Pará – Astrazeneca, Coronavac, Pfizer e Janssen, bem como a quantidade e o percentual de vacinados, doses aplicadas e desempenho dos 144 municípios paraenses. 

Alepa aprova reajuste de 24% no salário de professores 

O Pará recebeu na manhã desta terça-feira (5), a 96ª remessa de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. São mais 154.750 doses da vacina AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

A equipe de logística da Sespa recebeu as vacinas no Aeroporto de Belém e organizou o envio aos Centros Regionais de Saúde, para distribuição aos 144 municípios paraenses. O envio das doses deve ser feito ao longo dessa semana por vias terrestre, aérea e fluvial, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). 

Vídeo: princípio de incêndio atinge loja em shopping

A Sespa recomenda aos municípios que as doses desse lote sejam destinadas à segunda dose de quem já recebeu a vacina AstraZeneca. A dinâmica da aplicação é definida pelas Secretarias Municipais de Saúde.

“É necessário que as pessoas completem o esquema vacinal, garantindo assim a imunização do público-alvo”, explica a diretora de Epidemiologia da Sespa, Daniele Nunes. 

O planejamento da Sespa inclui a distribuição das doses, assim como dos insumos para todos os municípios, onde cada um deles receberá as doses de acordo com o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação.

O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, alerta a população para que se proteja do vírus estando atenta às chamadas das prefeituras pelos veículos de comunicação, incluindo as redes sociais.

“Por isso, a importância em cumprir na integralidade a vacinação contra o coronavírus, buscando o fechamento do esquema vacinal. Se a primeira dose é importante, a segunda é fundamental”, reforçou.

A vacinação também está indicada para pessoas que contraíram a doença antes da primeira dose e também entre as duas doses. “Quanto mais pessoas forem vacinadas, melhor para todo mundo, pois continuaremos adotando medidas como a conclusão das atividades do Hospital de Campanha, no Hangar, e abrindo unidades específicas para o tratamento da doença em todo o Estado”, afirmou.

O vacinômetro indica que, até esta terça-feira (5), o Pará já recebeu 10.821.145 doses de imunizantes do Ministério da Saúde e outras 400 mil doses do Instituto Butantan, de São Paulo, por meio de aquisição direta do governo do Estado. 

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS