A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) continua esta semana a aplicação da vacina contra a Covid-19 para os diversos públicos. Hoje (19), os nascidos nos anos de 1999 e 2000 vão poder completar o ciclo de imunização com aplicação da segunda dose da Pfizer. Ao todo, 24 postos estão sendo disponibilizados na capital e distritos. Idosos com 60 anos ou mais, grávidas, puérperas e lactantes com filhos de até um ano de idade, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também poderão se vacinar.
A Sesma orienta ainda que, os idosos com 70 anos ou mais, que ainda não tomaram a dose de reforço (3º dose) procurem qualquer ponto para vacinar a qualquer momento, a depender da vacina que está sendo usada no dia. Ontem (18), o DIÁRIO registrou um movimento intenso em vários postos de Belém, diferente do que vinha sido observado durante toda a semana passada, quando a prefeitura iniciou o novo mutirão de vacinação.
- Motoristas reclamam da falta de semáforos em Ananindeua
- Com Covid-19, Edmilson deve receber alta nesta terça (19)
- No posto da Universidade Federal do Pará (UFPA), montado no prédio do Mirante do Rio, muitos jovens compareceram para fazer a segunda dose do imunizante. Gabriele Santos, 24, que estava acompanhada da sua mãe Regina Trindade, disse que agora o medo de ser infectada vai diminuir. “Estou muito feliz por ter conseguido tomar essa segunda dose e vou ficar mais tranquila. Porém, em casa, ainda vamos continuar com todos os cuidados recomendados para que a gente não corra o risco de se infectar”, disse.
REPESCAGEM
Na sede do Cassazum, o fluxo de pessoas também foi grande durante toda a manhã, mas sem longas filas de espera. Luan Felipe, 23, contou que estava ansioso para receber o reforço e que esperava um número maior de pessoas no posto. “Na primeira dose tinha muita gente mesmo, e hoje o atendimento já foi bem rápido. Eu que cheguei a contrair a doença no início da pandemia, não via a hora de receber logo a segunda dose e ficar mais aliviado”, diz.
No posto montado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual do Pará (Uepa), o movimento também foi mais intenso nesta segunda-feira. Manoel Domingos de Sousa, 70, procurou o local para receber a sua terceira dose e elogiou o atendimento. “Cheguei aqui e fui muito bem atendido. Não demorei 40 minutos para chegar aqui na sala de vacinação para me aplicarem a vacina. Espero que mais pessoas também procurem se vacinar porque isso é para a nossa saúde, não podemos nos arriscar”, lembrou.
Amanhã (20), será aberta uma nova repescagem, dessa vez geral, para todos aqueles que ainda não receberam a segunda dose da vacina AstraZeneca. Para se vacinar, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência de Belém e carteira de vacinação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar