O primeiro dia do Enem 2021, realizado neste domingo (21), registrou 26% de faltosos. Dos 3,1 milhões de inscritos esperados, 808 mil não compareceram ao exame. Na prova impressa, a abstenção foi de 25,5%. Já na aplicação digital, que teve 69 mil inscrições confirmadas, a taxa de faltosos foi de 46,1% Dessa forma, fizeram a prova 2,3 milhões de inscritos.
13º salário em mãos: planeje o pagamento de suas dívidas
O Pará teve 167.239 inscritos, sendo que 72,5% compareceram à prova e 27,5% faltaram. Já o Enem digital teve 410 inscritos no Estado, com total de 44,9% de ausentes.
Os dados foram divulgados nesta noite em entrevista coletiva concedida em Brasília pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, e pelo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Danilo Dupas Ribeiro. Na última edição do exame, mais da metade faltou. A prova havia sido realizada em meio ao aumento de casos de Covid-19 no país.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior. Esta edição já começou marcada por receber o menor número de inscrições dos últimos 14 anos, além de registrar a menor proporção de inscritos pretos, pardos, indígenas e pobres.
Auxílio Brasil: veja o calendário de pagamentos!
Os participantes fizeram neste domingo as provas de linguagens, ciências humanas e a redação. No próximo domingo, é a vez das provas de matemática e ciências da natureza. Outros 280.145 inscritos farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, nas datas da reaplicação do exame (para eventuais casos de falhas na aplicação, como falta de energia, ou para quem comprove ter contraído Covid-19) e da aplicação para pessoas privadas de liberdade.
O grupo faz parte dos inscritos que conseguiram se inscrever com isenção após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). O governo havia se recusado a liberar isenções aos faltosos da última edição, realizada em momento crítico da pandemia.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar