plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Pará teve 27,5% de faltosos na primeira prova do Enem

No Brasil inteiro, a média de abstenção foi de 25,5%. No Estado, a realização do certame foi considerada tranquila pelos estudantes.

Imagem ilustrativa da notícia Pará teve 27,5% de faltosos na primeira prova do Enem camera Candidatos fizeram filas na porta dos locais de prova para não perderem o exame. | Celso Rodrigues/Diário do Pará

O primeiro dia do Enem 2021, realizado neste domingo (21), registrou 26% de faltosos. Dos 3,1 milhões de inscritos esperados, 808 mil não compareceram ao exame. Na prova impressa, a abstenção foi de 25,5%. Já na aplicação digital, que teve 69 mil inscrições confirmadas, a taxa de faltosos foi de 46,1% Dessa forma, fizeram a prova 2,3 milhões de inscritos.

13º salário em mãos: planeje o pagamento de suas dívidas

O Pará teve 167.239 inscritos, sendo que 72,5% compareceram à prova e 27,5% faltaram. Já o Enem digital teve 410 inscritos no Estado, com total de 44,9% de ausentes.

Os dados foram divulgados nesta noite em entrevista coletiva concedida em Brasília pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, e pelo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Danilo Dupas Ribeiro. Na última edição do exame, mais da metade faltou. A prova havia sido realizada em meio ao aumento de casos de Covid-19 no país.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior. Esta edição já começou marcada por receber o menor número de inscrições dos últimos 14 anos, além de registrar a menor proporção de inscritos pretos, pardos, indígenas e pobres.

Auxílio Brasil: veja o calendário de pagamentos!

Os participantes fizeram neste domingo as provas de linguagens, ciências humanas e a redação. No próximo domingo, é a vez das provas de matemática e ciências da natureza. Outros 280.145 inscritos farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, nas datas da reaplicação do exame (para eventuais casos de falhas na aplicação, como falta de energia, ou para quem comprove ter contraído Covid-19) e da aplicação para pessoas privadas de liberdade.

O grupo faz parte dos inscritos que conseguiram se inscrever com isenção após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). O governo havia se recusado a liberar isenções aos faltosos da última edição, realizada em momento crítico da pandemia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias