A Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), que será realizada até este domingo (28), na Estação das Docas, em Belém, conta com uma vasta programação neste fim de semana, com encerramento do jornalista e apresentador de TV Zeca Camargo. Realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a ideia da feira é debater e incentivar a retomada da atividade na região amazônica, com cuidados devido a pandemia de covid-19. Em paralelo à feira, também serão realizadas capacitações.
“Foi uma ideia de trazer pessoas que se comunicam bem com o público final, que também possuem uma legião de fãs, para que a gente possa ampliar o debate sobre turismo para além das pessoas que trabalham no setor e até para o próprio turista, conversar como é desbravar os destinos do mundo e o que o Pará tem de especial em relação aos outros”, explica o secretário de Turismo do Pará, André Dias, sobre a escolha das personalidades.
Novas sete linhas de ônibus funcionarão no Integra Belém
Covid: Belém vacina 1ª, 2ª e 3ª dose neste final de semana
PROGRAMAÇÃO
Hoje (27), às 17h30, será realizada a palestra-show com Luiza Fecarotta e Saulo Jennings, com o tema “Turismo e Gastronomia”. Luiza Fecarotta é jornalista especializada em gastronomia, crítica e curadora. Ela pesquisa a cultura alimentar brasileira e escreve para a Folha de São Paulo. Fez a curadoria do festival “Fartura” e ainda ministra cursos na área da gastronomia e literatura. “A gastronomia tem um papel relevante na expressão da cultura dos povos e é um veículo importante para estimular e aprofundar o turismo consciente”, afirma Luiza.
Já Saulo Jennings é nascido e criado no Tapajós. Após deixar o mundo corporativo das multinacionais, resolveu empreender com aulas de kitesurf servindo pequenos almoços em sua casa, almoços esses que faziam mais sucesso que as próprias aulas até que enxergou na cozinha sua vocação, nascendo assim o restaurante Casa do Saulo. Ao longo dos últimos 12 anos, acumulou prêmios e notoriedade, como ter o restaurante escolhido duas vezes como melhor da região Norte pela publicação Prazeres da Mesa.
DOMINGO
Por fim, no domingo (28), a partir das 17h30, Zeca Camargo fecha a programação de palestras-show da FITA 2021 no dia de encerramento do evento. Zeca viajou mundo afora, conheceu culturas ímpares, cenários deslumbrantes, experimentou pratos atípicos e esteve frente a frente astros do universo pop como Paul McCartney, Mick Jagger, Madonna e Lady Gaga. Zeca Camargo foi apresentador do “Fantástico”, comandou os reality-shows “No Limite”, “O Jogo”, “Hipertensão”, “Vídeo-Show” e “É de Casa”. Atualmente, apresenta os programas “Música na Band” e “Zeca pelo Brasil”. “O Zeca Camargo é uma figura muito conhecida por todos, que adora o Pará e que já viajou bastante, tem programas de viagem há muito tempo. É uma pessoa super carismática, que todos adoram, para ter essa interação com o público em geral”, finaliza André Dias.
CAPACITAÇÕES
Em paralelo às programações principais da feira, também serão realizadas capacitações. No sábado serão discutidos temas como turismo paraense e a importância do Parque Zoobotânico Vale e a Biodiversidade da fauna e flora amazônica. Já no domingo serão debatidos temas como a regionalização do turismo, a importância do município de Parauapebas para o turismo e o Espaço São José Liberto como território criativo na Amazônia.
“Todos os nossos municípios são ricos em cultura, culinário, natureza”, diz secretário
Destacar o potencial da região amazônica, como a natureza e a variedade de temperos e sabores da rica culinária é o objetivo da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA). O evento, que é organizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e conta com a presença de personalidades especialistas em turismo. Na Feira, o turismo do Pará está evidente desde os estandes, com cada um destacando os municípios do Estado que possuem atraente potencial nesse sentido. “O Pará é uma potência turística na culinária, cultura e natureza. Fui contratado para fazer essa palestra e cheguei antes do dia do evento, e estou impressionado com Belém. Já estou programando conhecer o resto do Estado porque essa riqueza é extensa e estou divulgando aos meus seguidores”, disse Anderson Dias, viajante global e palestrante.
Essa divulgação do potencial turístico do Estado é o objetivo da FITA. “Essa divulgação precisa ser feita, mostrar que todos os nossos municípios são ricos em cultura, culinária, natureza e turismo, e o Governo tem feito esses investimentos. Essa divulgação é boa para os turistas, mas também para geração de emprego e renda”, declarou André Dias, titular da Setur.
Ainda de acordo com o secretário, a FITA visa também integrar os estados da região amazônica dentro desse contexto turístico. “Toda a região é potencialmente turística. Que possamos fazer essa integração e fazer essa divulgação da Amazônia, pois se o turista não vir para nossa região ele irá para outra. Então, que esses eventos possam deixar nossa Amazônia cada vez mais conhecida e atrair cada vez mais turistas”, completou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar