A mais nova variante do novo coronavírus, a ômicron, está no país. Já são três casos confirmados e monitorados pelas autoridades sanitárias até o momento e que estão acompanhando de perto os infectados.

As últimas notícias que se tem a respeito e, principalmente, a que mais chama atenção é a sua alta taxa de transmissão entre um indivíduo e outro.

Com os diversos cancelamentos de festas de fim de ano e até do carnaval anunciados por parte dos gestores municipais e estaduais, resta agora se concentrar em uma única missão: a vacinação.

Enquanto cidades se aproximam dos 80% da população imunizada (com duas doses ou dose única), outras correm contra o tempo para superar essa meta. Uma alternativa lançada em dois municípios, Belém e Ananindeua, por exemplo, visa ampliar a cobertura vacinal por meio de ações estratégicas, a exemplo da vacinação móvel.

Ananindeua

A Prefeitura de Ananindeua anunciou a implementação do “Vacina Delivery”, uma modalidade em que percorre os bairros, feiras e praças do município da Região Metropolitana de Belém, levando à população a primeira, segunda ou terceira dose (dose reforço).

A ação já percorreu o bairro Aurá e Paar. Nesta quinta (2), passará por Águas Lindas e, na sexta (3), no Jaderlândia.

A iniciativa é disponibilizada de segunda a sexta, de 8h às 12h, em diferentes bairros. Para ter acesso, deve-se apresentar o RG, CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacinação.

Ananindeua terá o “Corujão da Vacinação” a partir de amanhã, dia 02.

O serviço será realizado de Segunda a Sexta Feira de 18h às 22h.

Os espaços de vacinação serão supermercados e praças do município.

Documentos necessários: RG, CPF, Cartão SUS e cartão de vacinação.

— Dr. Daniel Santos (@doutordanielpa) December 1, 2021

Corujão - O município vai implementar também, a partir desta quinta-feira (2), o “Corujão da Vacinação”. O serviço será realizado de segunda a sexta, no horário de 18h às 22h, em supermercados e praças. Aqueles que vão buscar a 1ª ou 2ª dose devem apresentar RG, CPF, cartão do SUS e o cartão de vacinação.

LEIA TAMBÉM: Ômicron chegou à Europa antes da África do Sul, confirma OMS

Belém

A capital paraense abriu o mês de dezembro com sua vacinação móvel, percorrendo diversos bairros da cidade para combater o novo coronavírus. O primeiro dia foi hoje, em Icoaraci, e o próximo será nesta sexta-feira (3), de 7h às 13h, para os moradores do bairro do Tapanã.

A unidade móvel da Sesma (Secretaria Municipal de Saúde) estará estacionada no Hospital Municipal Veterinário Dr. Vahia, localizado na Estrada do Tapanã, 281. Serão disponibilizadas as mesmas vacinas que podem ser encontradas nas Unidades Municipais de Saúde (UMS).

Será possível receber a 1ª ou 2ª dose. No caso da dose de reforço (a terceira), é necessário ter mais de 18 anos e ter recebido a segunda aplicação há, pelo menos, cinco meses.

Os interessados deverão apresentar RG, CPF, comprovante de residência de Belém e o cartão de vacinação (no caso da 2ª ou 3ª dose).

Vacinação vai beneficiar a população maior de 18 anos nesta quinta e sexta Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

MAIS ACESSADAS