plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CÍRIO DAS ÁGUAS

Caraparu celebra Círio de Nossa Senhora da Conceição

Devotos seguem a padroeira nas águas calmas do rio Caraparu, numa das manifestações de fé mais bonitas do Estado do Pará

Imagem ilustrativa da notícia Caraparu celebra Círio de Nossa Senhora da Conceição camera Nossa Senhora da Conceição é conduzida numa berlinda sobre as águas rio Caraparu. | Olga Leiria/Arquivo

Sobre as águas calmas do rio Caraparu, a embarcação que conduz a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Conceição segue sem pressa e acompanhada por dezenas de canoas, que carregam devotos e símbolos de promessas. O cortejo é uma das mais belas demonstrações de fé que o povo paraense manifesta para louvar a Mãe de Jesus.

Nossa Senhora da Conceição é conduzida numa berlinda sobre as águas rio Caraparu.
📷 Nossa Senhora da Conceição é conduzida numa berlinda sobre as águas rio Caraparu. |Olga Leiria/Arquivo

O Círio de Nossa Senhora da Conceição chegou, nesta quarta-feira (8), a sua 103ª edição, no distrito de Caraparu, em Santa Izabel do Pará. A programação abriu com uma alvorada, seguida de novena e, em seguida, uma romaria seguiu pelas águas até a Comunidade do Cacau. Este ano, a procissão terrestre não foi realizada por causa da pandemia e o número de fieis que participaram da procissão fluvial foi limitado para evitar aglomerações.

Meia do Clube do Remo se encanta com o Círio de Nazaré

Com o tema “Tendo fé em Deus e Maria no coração, a gente vence todas as barreiras, dificuldades, e doenças que vêm", a festividade convida as pessoas a viverem em comunhão. A programação segue até o próximo dia 12 com novenas, missas e quermesse.

Pato está cada vez mais raro nas mesas

A tradição católica conta que o Círio de Caraparu começou em 1905, com a doação de um terreno pela senhora Helena Pará, moradora antiga da Vila. Haviam dois grupos católicos, um que defendia que a padroeira fosse Nossa Senhora da Conceição e o outro que tinha preferência por São Pedro. Os grupos fizeram um acordo e o primeiro que concluísse a construção de uma igreja determinaria quem seria o padroeiro ou padroeira da comunidade.

O primeiro Círio, no entanto, só aconteceu em 1918 com apenas rezas e ladainhas, já que a doação da primeira imagem da padroeira por um senhor de Portugal só aconteceu anos depois.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias