plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PROGRAMAÇÃO

Veja o que funciona neste fim de ano nos órgãos de Belém

Devido à pandemia da covid-19, as festas de réveillon foram canceladas.

Imagem ilustrativa da notícia Veja o que funciona neste fim de ano nos órgãos de Belém camera Divulgação/ Agência Belém

Devido à pandemia da covid-19, as festas de réveillon foram canceladas desde o dia 30 de novembro, quando o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, após reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), decidiu cancelar também as festas do Carnaval 2022 na capital paraense.

Já no dia 4 de dezembro de 2021, a Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, atualizou o protocolo sanitário para a realização de eventos artísticos de pequeno, médio e grande porte em Belém.

O documento enumera uma série de práticas epidemiológicas, levando em consideração, sobretudo, a chegada do fim do ano, quando aumenta o volume de festas e celebrações na cidade, e o período do carnaval. Além disso, o cronograma de alguns serviços na capital paraense também está diferente neste fim de 2021 e início de 2022.

UFPA mantém exigência de vacinação para aulas presenciais

Confirma abaixo o funcionamento dos serviços voltados ao público dos órgãos da Prefeitura de Belém::

Saúde - A rede municipal de saúde garante atendimento nas cinco Unidades de Pronto Atendimento (Upas) de Belém. Jurunas, Terra Firme, Sacramenta, Marambaia e Icoaraci estarão abertas 24 horas, de domingo a domingo, inclusive nos dias 31 e 1º de janeiro.

Além delas, os moradores da capital contam com as oito Unidades Básicas de Saúde (UBS): Jurunas, Bengui I, Tapanã, Icoaraci, Cotijuba, Outeiro, Carananduba e Baia do Sol, assim como com os prontos socorros Mário Pinotti, no Umarizal, e Humberto Maradei Pereira, no Guamá, também funcionando 24 horas, de domingo a domingo.

Os hospitais de Retaguarda Dom Zico e Hospital Geral de Mosqueiro também estão prontos para oferecer atendimento à população com os setores de urgência funcionando em regime de 24 horas e demais setores de segunda a sexta, das 8h às 18h.

O funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é de domingo a domingo, durante 24 horas.

Vacinação contra covid-19 e gripe – A Sesma informa que a vacinação contra a gripe e covid-19 funciona nesta sexta-feira, 31, apenas em quatro pontos.

São eles: shopping Bosque Grão-Pará Pará, das 9h às 13h; shopping Boulevard, das 9h às 13h; Hospital Unimed Prime, das 9h às 17h; e Unimed Batista Campos, das 9h às 17h.

A Secretaria reforça que a vacinação está suspensa nas Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades Estratégia Saúde da Família e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), a partir desta sexta-feira, 31, devido ao feriado de Ano Novo.

A vacinação será suspensa em Belém no sábado, 1º, e domingo, 2. Só retornará na segunda-feira, 3, com todos os 71 pontos de vacinação funcionando normalmente.

Centro de Testagem e Aconselhamento - A Sesma informa também que haverá interrupção temporária nos atendimentos do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA Belém), devido mudança de prédio e ajustes de equipamentos no novo local. No período de 3 a 7 de janeiro não haverá atendimento ao público no CTA por conta disto.

O atendimento ao público será retomado já no novo espaço, no dia 10 de janeiro, às 7h. Ele está localizado na travessa Rui Barbosa, 1.059, Reduto, entre a rua Boaventura da Silva e avenida Governador José Malcher.

O órgão de Saúde reitera que o atendimento de Profilaxia Pós-Exposição (PEP) seguirá normalmente nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e hospitais municipais (Mosqueiro, Umarizal e Guamá).

Em caso de dúvida, ligar para a gerente do CTA, Socorro Silva, pelo telefone: (91) 9 9232-2725.

Iluminação pública – No Ano Novo, a população contará com o serviço de iluminação pública, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), funcionando em esquema de plantão 24 horas.

Ele pode ser acionado pela população por meio do telefone 0800-400-0300, recebendo ligação de números fixos e móveis.

O atendimento ao público na sede da Seurb estará suspenso no dia 31 de dezembro, considerando a Portaria n° 3.708/2021.

Segurança - A Guarda Municipal de Belém (GMB) continua com as ações da operação Festa Segura, que iniciou no começo de dezembro e vai até o dia 3 de janeiro.

Mobilidade - A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), por sua vez, informa que também nas comemorações do Ano Novo funcionam somente os canais de atendimento: site (semob.belem.pa.gov.br), e-mail ([email protected]) ou contato pelos números 118 ou (91) 98415-4587.

Sistema BRT - A Semob comunica, ainda, que nos dois primeiros dias de janeiro de 2022, pós-réveillon, dias 1º (sábado) e 2 (domingo), as estações do sistema BRT estarão fechadas e os ônibus articulados não vão circular nesses dias.

Somente o terminal Mangueirão funciona de modo a realizar a integração feita pelos ônibus convencionais e pelos troncais. Os ônibus das linhas alimentadoras convencionais seguirão seu trajeto normal e os troncais, que trafegam pela via expressa do BRT, circularão, nesses dias, fora da canaleta, entrando pela pista lateral nas avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso.

Suspensão temporária – Além disso, a Semob informa que o atendimento ao usuário na sede administrativa da Semob, localizada na avenida Senador Lemos, nº 3.153 (2º andar do shopping IT Center), será suspenso de 3 a 7 de janeiro de 2022.

O recesso das atividades de atendimento ao usuário na sede ocorre devido à necessidade de atualização de sistemas operacionais de trânsito e transporte e avaliação de procedimentos administrativos.

Os demais polos de atendimento da Semob, como o Mercado de São Brás; o Belfácil, no Parque Shopping; a Estação Cidadania, no shopping Pátio Belém; e o Posto Coau, na avenida Governador José Malcher, funcionarão normalmente durante a primeira semana de janeiro, em seus respectivos horários.

O atendimento ao público na sede administrativa da Semob será retomado no dia 10 de janeiro.

Riscos e Desastres - Quanto à Defesa Civil de Belém, não haverá atendimento ao público na sede no dia 31 de dezembro, considerando a Portaria n°. 3.708/2021.

Nos demais dias do mês, o funcionamento da Defesa Civil seguirá em horário normal: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

As solicitações de vistorias podem ser feitas pelo site (defesacivil.belem.pa.gov.br).

Como ocorre em todos os feriados e finais de semana, a equipe operacional trabalhará em regime de sobreaviso e atuará, caso seja acionada pelo Centro Integrado de Operações (Ciop).

Meio Ambiente - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma) informa que, por causa da natureza dos serviços prestados pelo órgão, não há planejamento de programação específica para o Ano Novo voltada para o público. E nesta sexta, 31, que não haverá atendimento.

Banco do Povo – No Ano Novo, 1º de janeiro, o expediente do Banco do Povo de Belém será normal, inclusive o atendimento ao público no Restaurante Popular, que ocorre de segunda a sexta, das 10h15 às 10h45, para os públicos prioritários, e para os demais até as 14h. O espaço fica na rua Aristides Lobo, 290, ao lado da Igreja do Rosário, na Campina. O Restaurante Popular não terá expediente nesta sexta, 31.

Educação e esporte - Já a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) comunicam que não terão programação para esta última semana de 2021. A Semec dá continuidade ao Calendário de Matrículas 2022 na terça, 4 de janeiro. O calendário para a rede municipal iniciou no último dia 29.

Turismo - A Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) manterá suas atividades, inclusive com os pontos de atendimento ao turista, no período das festas comemorativas de final de ano. Exceto na véspera do Ano Novo, 31.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias