plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
TRADIÇÃO

Pretinhos do Mangue ganha documentário

O Bloco ganhará registro da sua história e importância

Imagem ilustrativa da notícia Pretinhos do Mangue ganha documentário camera O bloco é um dos mais tradicionais do Pará | Mauro Ângelo / Diário do Pará

Com a decisão da Prefeitura de Curuçá de cancelar novamente o carnaval por causa da pandemia, este é o segundo ano que os curuçaenses ficam sem os famosos blocos de carnaval. Assim, um dos mais tradicionais blocos de rua, o Pretinho do Mangue, em parceria com a “Rede Mangue de Turuvisão”, está produzindo um documentário que vai abordar assuntos como conscientização ambiental e a história da banda de fanfarra.

Municípios têm economia afetada sem festa de Carnaval

Adalto Favacho, criador da Rede Mangue, explicou que a iniciativa começou como uma homenagem aos profissionais da imprensa. “Eu e meu irmãos nos transformamos em cinegrafista e repórter, então satirizamos as coberturas jornalísticas no carnaval da cidade”, disse. “Como este ano estamos sem nossos festejos, vamos criar um documentário para mostrar os trabalhos das pessoas no carnaval de Curuçá, evidenciando as fantasias, os caranguejos, visitando os barracões e conversando com as pessoas”, explicou Adalto.

A equipe será formada por cinco pessoas, que vão realizar o mesmo percurso dos blocos. Durante as gravações, o grupo pretende chamar atenção para a questão da pandemia, que envolve os cuidados de prevenção e a importância da vacinação. Para o presidente do bloco Pretinho do Mangue, Edmilson Campos, mais conhecido como “Cafá”, as pessoas precisam entender a importância do carnaval para a cidade. “Esse momento faz falta e por isso queremos criar essa reflexão, principalmente sobre a vacina. Pois só assim, essa onda da pandemia pode passar e rápido teremos o carnaval de volta”, declarou.

Prefeitura e Caixa liberam pagamentos do Bora pra Escola

As gravações começam neste domingo, 20, mesmo dia que tradicionalmente saem os blocos pela região. O grupo informou que ainda nesta quinta-feira, 17, será definido o tema e a data de publicação do material, que deve ser divulgada em breve. É do mangue que sai o caranguejo, sustento de muitas famílias, e a lama é a principal matéria-prima da fantasia usada no tradicional bloco carnavalesco “Pretinhos do Mangue”. Todos os anos, aproximadamente 20 mil pessoas, entre brincantes e espectadores, acompanham o cortejo.

A história contada por Edmilson Campos mostra que a tradição começou em 1989, quando dois amigos resolveram ir ao mangue catar caranguejo, mas voltaram de mãos vazias e, em forma de protesto, passaram lama pelo corpo e saíram desfilando pela cidade.

A Belém colorida nos traços de Helô Rodrigues

Desta forma foi criado o bloco “Pretinho do Mangue”, um dos mais conhecido em todo o Brasil. Em 2010, em função de sua importância no calendário local, o bloco foi declarado Patrimônio Cultural do Município de Curuçá (em 12 de fevereiro de 2010) e do Estado do Pará (em 16 de março do mesmo ano).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias