Uma corrente de oração começou a ser feita para pedir pela saúde de Clotilde Melo de Souza, a dona Coló, uma das erveiras mais conhecidas do Ver-o-Peso, em Belém, e legítima representante da sabedoria popular paraense. Ela segue internada no Hospital Regional Abelardo Santos, em Icoaraci, para tratar de um acidente vascular cerebral (AVC).
A dona da barraca nº 35 do setor de ervas do "Veropa" estava em casa, quando passou mal na última sexta-feira (11). Ela foi levada pelos familiares para a Unidade de Pronto Atendimento de Marituba, onde ficou até domingo (13), à noite, e depois foi transferida para o Hospital Abelardo Santos, unidade de referência para o quadro clínico que apresenta.
No final da manhã desta terça-feira (15), a neta de dona Coló informou que o estado de saúde é considerado estável, mas ainda requer cuidados e não há previsão de alta. Este é mais um AVC que dona Coló sofre no intervalo de aproximadamente um ano.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que Clotilde Melo de Souza está sendo acompanhada por uma equipe multiprofissional.
Dona de um sorriso contagiante, Coló é uma das vendedoras de ervas mais populares da maior feira livre da América Latina. Já apresentou seus perfumes, banhos, mandingas e remédios para pessoas famosas, inclusive artistas e apresentadores. É uma das erveiras mais carismáticas, que acolhe a imprensa e todos os que chegam ao Ver-o-Peso, onde trabalha há quase 40 anos.
"Vem, meu amor! Vem cá", diz ela para quem está visitando ou fazendo compras pelo principal cartão postal da capital paraense. Com a sabedoria que herdou da mãe e já repassou aos filhos, dona Coló costuma dizer que todo problema tem solução e isso pode ser encontrado através dos produtos naturais que vende.
No ano passado, a dona Coló foi condecorada com a medalha do mérito Francisco Caldeira Castelo Branco, a maior honraria concedida pela Prefeitura de Belém.
Em 2020, durante o período mais crítico da pandemia, na primeira da onda de casos de Covid-19, quando houve o 1º lockdown e as atividades econômicas sofreram restrições, a erveira não se distanciou dos amigos e clientes, fazendo uma live, no mês de junho, para ensinar as pessoas a fazer o tradicional banho de cheiro - o banho que abre caminhos para a prosperidade, para a proteção e para o amor.
Enquanto está hospitalizada, filhos e netos de dona Coló seguem com a venda de ervas, perfumes e remédios naturais no "Veropa".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar