Na última terça-feira (5), o médico Cláudio Salgado e a equipe da diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) pediram exoneração. Cláudio era o principal porta-voz da Prefeitura de Belém sobre a Covid-19. O pedido teria ocorrido após diversas mudanças na estrutura da saúde pública feitos pela Prefeitura de Belém.
O professor doutor Adriano Furtado foi anunciado nesta quarta-feira, 6, como o novo diretor do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). Ele ficará à frente do setor responsável pelas campanhas de vacinação da Prefeitura de Belém, entre elas a da gripe, covid-19 e sarampo, o controle das endemias – como a dengue e a malária – e a saúde e bem-estar animal, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
O Departamento de Vigilância à Saúde da Sesma tem as funções, entre outras, de controlar endemias; de organizar, planejar, coordenar, acompanhar e supervisionar as atividades relacionadas à vacinação de rotina e de campanha. E, ainda, supervisionar os estudos de diagnóstico entomológico e controle de vetores; elaborar estudos e análises para o monitoramento do quadro epidemiológico e avaliação de impacto das políticas e programas de saúde.
O novo diretor é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), tem mestrado em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Celular pela UFPA (2004) e doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários com Ênfase em Helmintologia (concluído em 2009) pela mesma instituição. Atualmente ele atua como professor associado do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA e diretor de Programas Estratégicos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA.
Perfil técnico e científico
O secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, destacou o perfil técnico e científico do novo diretor e a continuidade do trabalho no Departamento de Vigilância à Saúde. “O professor Adriano Furtado traz sua experiência e formação para contribuir com a saúde pública do município de Belém. Daremos continuidade ao trabalho exitoso que tivemos até aqui e vamos avançar ainda mais”, afirmou.
Para o novo diretor, o convite para chefiar a Diretoria de Vigilância à Saúde foi recebido com muita honra. “É uma forma de reconhecimento pelo trabalho e anos de estudo e preparo. Quero poder ajudar na continuidade dos serviços e poder também contribuir para avanços que devemos implementar nessa área. A partir das ações que foram definidas pela diretoria, hoje podemos começar a pensar no futuro. E espero poder dar minha contribuição neste projeto”, afirmou.
O professor Adriano Furtado assume o posto que foi do médico Cláudio Salgado, cujo trabalho de grande relevância prestado no combate à pandemia da covid-19 na capital paraense e a contribuição técnica no gerenciamento do processo de vacinação contra doença recebem o reconhecimento da Prefeitura de Belém.
VEJA TAMBÉM:
Cesta básica em Belém já compromete metade do salário mínimo
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar