O Pará apresenta um déficit de 30 mil vagas m creches para crianças com até 5 anos de idade. Zerar estes índices é um dos objetivos do Programa “Creches Por Todo o Pará”, implantado pelo Governo do Estado.
Em Belém, começou nesta segunda (11), o processo de pré-matrícula de crianças do maternal I e II no Centro de Referência de Educação Infantil Professor Orlando Bitar, localizada na Avenida Governador José Malcher, nº 793, no bairro de Nazaré. Pelo calendário, hoje foram cadastradas as crianças para as turmas do Maternal I e II.
Nesta terça (12), será a vez dos alunos da pré-escola I e na quarta (13), pré-escola II. Serão contempladas crianças de 2 a 5 anos e 11 meses de idade.
O ensino infantil é a primeira etapa da educação básica e faz parte de um processo importante para que a criança aprenda a se relacionar, viver em sociedade, desenvolver capacidades cognitivas, motoras, que são fundamentais para a formação humana.
Vacinação contra covid-19 e gripe segue esta semana. Veja!
O CREI Prof. Orlando Bitar é a primeira das 150 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”. Este é o maior espaço de aprendizagem paraense em tempo integral destinado ao público infantil que vai receber, anualmente, 525 crianças. O início das atividades está previsto para maio deste ano.
A pedagoga Vera Lúcia Barbosa, ressaltou que a educação infantil é a base fundamental do processo escolar. “Nesta fase, a criança se desenvolve, aprende a socializar, a dividir com seus colegas, sendo o grande marco da vida de uma criança na educação. Posso afirmar que este espaço está muito lindo, bem estruturado, dentro de todos os parâmetros necessários para desenvolver um ensino aos pequeninos com qualidade”, detalhou.
Vídeo: André Janones está em Belém e comenta propostas
O CREI Prof. Orlando Bitar possui 19 salas para o maternal I e II, pré-escola I e II, brinquedoteca, enfermaria, biblioteca infantil, sala de dança, dos professores, do soninho, de higienização e multimídia. A unidade também dispõe de consultório dentário, escovódromo, refeitório, almoxarifado, banheiros feminino e masculino, equipamentos que propiciam acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcD), entre outros equipamentos educacionais.
De acordo com a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga. “Vamos priorizar o máximo de vagas para trabalhadoras domésticas, serventes, comerciárias, entre outros profissionais, cujo local de trabalho fique na área de abrangência da unidade escolar. Dessa forma, será feita uma grande campanha de mobilização nos edifícios e estabelecimentos comerciais para que este novo espaço de aprendizagem seja de fato um importante equipamento de transformação social por meio da educação”, enfatizou.
Uma cidade vestida de sons, cores e sabores
A documentação necessária para garantir a matrícula é: original e cópia da certidão de nascimento; comprovante de residência atual; duas fotos 3x4 recentes; carteira de vacinação; crianças inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) – somente a cópia da frente (folha resumo).
CRONOGRAMA DE MATRÍCULAS
11/04 - Maternal I e II
12/04 - Pré-escola I
13/04 - Pré-escola II
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar