plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SITUAÇÃO LASTIMÁVEL

Polícia flagra maus-tratos ao investigar roubo contra idosa

A aposentada, de 82 anos, foi encontrada vivendo em completo abandono. Agora, a luta é para que ela receba tratamento médico, após o Hospital de Clínicas de Ananindeua recusar internação pelo fato da idosa não ter um acompanhante.

Imagem ilustrativa da notícia Polícia flagra maus-tratos ao investigar roubo contra idosa camera Adma da Silva vivia em situação de maus-tratos, em uma casa emprestada, em Ananindeua. | Reprodução

A equipe da Seccional de Ananindeua estava investigando o roubo do cartão de banco de uma idosa, no qual ela recebia a sua aposentadoria. No entanto, quando os investigadores foram até a casa onde a aposentada morava, no Distrito Industrial, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, na manhã desta quinta-feira (19), a situação que a encontraram sensibilizou e chocou a todos.

Uma mulher de 82 anos, identificada como Adma Sacsu da Silva, estava vivendo em uma situação lastimável. Visivelmente debilitada e desorientada, ela exibia todos os sinais de maus-tratos e negligência. "Chegamos para resolver um problema, mas identificamos outro. De fato ela foi roubada por uma mulher que já identificamos, só que problema maior ainda estava por vir", declarou o delegado Armando Mourão, Diretor da Seccional de Ananindeua.

LEIA TAMBÉM:

Idoso torturado por filhos morre em Abaetetuba

Vídeo: homem amarra criança e a açoita violentamente

Segundo o delegado, Adma apresenta vários ferimentos pelo corpo e não teve sequer forças para sair sozinha da cama. Além disso, a situação da casa também era deplorável. Além do mau cheiro e da sujeira espalhada pelos cômodos, foram encontrados alimentos estragados e mais de 15 animais entre cães e gatos.

Foi então que os policiais decidiram resgatar a idosa e levá-la imediatamente para uma unidade de saúde, para que ela recebesse o tratamento médico de que necessitava. Contudo, foi nesse momento que um problema surgiu.

"Vimos que ela precisava de atendimento médico e, com a ajuda do coronel Marituba e do Corpo de Bombeiros, levamos ela até a Unidade de Pronto Atendimento da Cidade Nova, mas, por incrível que pareça, eles se recusaram a atendê-la", revelou Mourão.

Na sequência, a equipe de socorro levou a idosa até a UPA do Icuí, onde ela conseguiu atendimento e segue internada. De acordo com os médicos, a situação de saúde da aposentada é delicada. Por isso, solicitaram a sua transferência para o Hospital de Clínicas de Ananindeua, onde um leito já foi colocado à disposição. Mas, o fato da idosa não ter nenhum acompanhante, está impedindo a transferência.

Diante da situação, Armando Mourão aproveitou a presença da equipe da RBATV para fazer um apelo às autoridades do município de Ananindeua. "É um absurdo. É um crime. Estamos buscando a força desse grupo de comunicação para sensibilizar a administração de Ananindeua, para que de fato essa senhora seja recebida, cuidada e posteriormente vá para um abrigo", ressaltou o delegado.

Em um vídeo que mostra um momento do resgate, é possível ver como a idosa encontra-se debilitada.

Assista ao vídeo:

Através de nota, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que a paciente continua internada na UPA do Icuí, onde todos os trâmites para sua transferência foram realizados. Mas, infelizmente, o setor de regulação foi informado pelo Hospital de Clinicas de Ananindeua de que a paciente precisa de acompanhante para ocupar o leito. Até o momento, nenhum familiar da idosa compareceu na unidade.

A Secretaria de Saúde disse, ainda, que o caso também está sendo acompanhado pela Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), que já tentou, várias vezes, abrigá-la em uma casa de acolhimento. Mas a mesma não se adaptou ao regime de abrigamento e se recusou a voltar. O município já acionou o Ministério Público, pois não tem respaldo jurídico para fazer um acolhimento compulsório.

O DOL entrou em contato com o Hospital das Clínicas de Ananindeua e aguarda retorno.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias