A cidade de Almeirim, na região do Baixo do Amazonas, oeste paraense, está há quase 48 horas sem energia elétrica e internet. O problema foi provocado pela queda de uma torre de transmissão de energia da Equatorial, na tarde da última sexta-feira (27). A empresa ainda não conseguiu fazer a remoção da estrutura e erguer uma nova, tampouco conseguiu garantir que a eletricidade chegue de alguma forma ao município. 

Escolas de samba agitam a avenida com manifesto

Na manhã deste domingo (29), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou em uma rede social que cobrou celeridade da Equatorial para o restabelecimento da energia elétrica no município. 

Estou cobrando da Equatorial celeridade nos trabalhos, para que o fornecimento de energia seja retomado em Almeirim. Na última sexta-feira, uma torre de transmissão tombou deixando a cidade sem energia. Estou em diálogo com a prefeitura e reforçando a segurança no município.

— Helder Barbalho (@helderbarbalho) May 29, 2022

O governador destacou ainda que está em contato com o prefeito de Almeirim e garantindo a segurança na cidade.

A torre da rede de transmissão e distribuição foi instalada em uma área de alagamento, segundo os moradores, e isto pode ter contribuído para o tombamento da estrutura.

Concursos: mais de 13 mil vagas para órgãos federais

O DOL solicitou à Equatorial Energia informações atualizadas sobre a situação que respondeu na tarde deste domingo (29).

CONFIRA!

"A Equatorial Pará informa que mais de 40 técnicos continuam trabalhando sem medir esforços e recursos nas ações para normalizar, no menor tempo possível, o fornecimento de energia do município de Almeirim.

Embarcações e helicóptero foram mobilizados para levar todo o material necessário para a manutenção da torre de transmissão. Por ser equipamentos de grande porte e a logística desafiadora, o transporte desse material necessitou de cuidado e tempo para chegar ao local do incidente.

Além das equipes trabalhando na recomposição da torre, algumas ações foram realizadas para reforçar e restabelecer os serviços essenciais como aluguel de geradores para fortalecer o atendimento do hospital municipal e a recomposição do fornecimento de água no município. A empresa ainda busca no mercado novos geradores para normalizar o serviço da delegacia.

A Equatorial Pará lamenta os transtornos e informa que as causas da queda da torre estão sendo apuradas e ainda não há como informar uma previsão para reestabelecer o fornecimento de energia do município".

MAIS ACESSADAS