Diário Online
Notícias / Notícias Pará
ALERTA

Oftalmologista dá orientações sobre compra de óculos solares

No verão paraense, o acessório é bastante procurado nas óticas e entre os vendedores ambulantes, mas uso inadequado e produto sem procedência podem trazer riscos para a saúde dos olhos. Saiba mais

segunda-feira, 13/06/2022, 07:58 - Atualizado em 13/06/2022, 08:45 - Autor: Wesley Costa

Google News

Com o verão chegando é preciso ficar atento com a procedência e qualidade do produto
Com o verão chegando é preciso ficar atento com a procedência e qualidade do produto | Celso Rodrigues - Diário do Pará

Seja para compor um look ou de extrema necessidade, os óculos solares sempre ganham destaque com a chegada da estação mais quente do ano. O acessório que possui uma infinidade de formatos, cores e tamanhos ajuda a proteger os olhos dos raios UVA e UVB, emanados fortemente pelo sol. Seja qual for o estilo, especialistas afirmam que é preciso ter cuidado na hora de adquirir o produto.

No centro comercial de Belém, além das grandes redes de óticas, o acessório também é bastante procurado nas barracas de vendedores ambulantes, que aproveitam o verão amazônico para aumentar suas vendas. “Ainda está um pouco no início do verão, mas muita gente já começou a procurar pelos óculos. Aqui, por exemplo, temos modelos que custam entre R$20,00 e R$25,00”, disse um dos vendedores.

Igreja terá visita guiada para pessoas com deficiência

Saúde dos olhos também merece muita atenção no verão paraense

O preço que é bastante atrativo, se levado em consideração os valores dos óculos de sol comercializados em lojas maiores, pode esconder um grande perigo, alerta o oftalmologista Thiago Barbosa Gonçalves. “O grande problema está na lente. É preciso que óculos, seja ele do mais simples ao sofisticado, tenha um filtro solar”, disse.

RADIAÇÃO

O especialista explica que mesmo sendo imperceptíveis, as radiações solares podem desencadear doenças sérias na visão humana. “Entre elas temos os casos de tumores oculares, lesões na retina, entre outras situações em que se olhos forem expostos de forma mais aguda, podem causar a queimadura da retina”, contou o médico.

O oftalmologista detalha o que acontece com os olhos quando um óculos sem procedência é utilizado. “Imagine que uma pessoa esteja na praia. Automaticamente, acontece o processo chamado de miose, onde a pupila diminui para evitar que os raios solares entrem agressivamente nos olhos. Quando se coloca o óculos escuro, ao invés de diminuir, a pupila se mantém aberta e mais exposta aos raios. Então, se o óculos não tiver filtro a radiação passa diretamente sem nenhum problema”, diz.

“Uma coisa muito importante a se dizer é: se os óculos não têm certificação, ele pode ser muito mais prejudicial do que não usá-lo. É melhor não usar nada ao invés de usar um produto de procedência duvidosa”, orienta Matheus, que também recomenda sempre levar os óculos para análise de um especialista ou verificar na própria lente a descrição dos filtros solares.

Orientações

escolha do óculos

l - Óculos escuros são acessórios muito utilizados, principalmente, em dias de sol. Com uma enorme variedade de lentes, formatos, cores, tendências e materiais, devem ser encarados não só como acessórios da moda, mas como itens indispensáveis à proteção dos olhos, principalmente nos dias ensolarados, com maior incidência dos raios ultravioletas (UV).

- Os raios ultravioletas se subdividem em três: UVA, UVB e UVC. Este último é totalmente filtrado pela camada de ozônio, porém, os dois primeiros atingem a atmosfera e são responsáveis por danos à pele e aos olhos.

- Ao escolher um modelo de óculos escuros, além da resistência da armação, você deve levar em consideração a durabilidade da lente e a garantia de que a peça irá proteger seus olhos contra os raios UV.

- Já com as lentes escuras de qualidade duvidosa, a pupila é dilatada, permitindo passar uma maior quantidade de raios UV, e, consequentemente, provocar diversas lesões oculares a curto e longo prazos, tais como pterígio (crescimento anormal de uma membrana conjuntiva que recobre o olho, conhecida como carne crescida) e inflamações da córnea.

- Portanto, ao escolher seus óculos de sol, mesmo os que não tenham grau, compre em uma ótica de confiança, certifique-se de que possui o selo de proteção contra UVA e UVB , exija a nota fiscal e, sobretudo, o certificado de garantia.

Fonte: www.marinha.mil.br/

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS