plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
HOMENAGEM

Grupo RBA participará das comemorações de 100 anos do Rádio

Para homenagear os 100 anos da rádio a entidade vai promover em Brasília, durante o congresso, uma grande mostra arte denominada “Rádio em Movimento”, iniciativa da Abert que vai celebrar os 100 anos das primeiras transmissões oficiais no país e o centenário da Semana de Arte Moderna, comemorado no último dia 13 de fevereiro.

Imagem ilustrativa da notícia Grupo RBA participará das comemorações de 100 anos do Rádio camera Representantes da Abert receberão rádios para customização | (Divulgação)

Os 100 anos de criação do Rádio no Brasil serão comemorados esse ano, no próximo dia 7 de setembro, e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) realizará, nos dias 16 e 17 de novembro, em Brasília, o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que terá como tema principal “Rádio e TV: para todo mundo, em todo lugar”.

O encontro ocorrerá no Royal Tulip Brasília Alvorada contará com a presença de autoridades políticas e parlamentares, além de ministros de Estado. “Será uma oportunidade de comemorarmos os 100 anos do rádio e os 60 anos da Abert, que será celebrado em 27 de novembro, com o debate sobre temas relevantes para o nosso setor no ambiente de convergência tecnológica”, destaca Camilo Centeno, vice-presidente do grupo RBA e presidente da Associação Paraense de Emissoras de Rádio e Televisão (Apert) e do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Pará (Sertep).

Para comemorar a data e homenagear os 100 anos da rádio a entidade vai promover em Brasília, durante o congresso, uma grande mostra arte denominada “Rádio em Movimento”, iniciativa da Abert que vai celebrar os 100 anos das primeiras transmissões oficiais no país e o centenário da Semana de Arte Moderna, comemorado no último dia 13 de fevereiro. Para celebrar a data, a Abert confeccionou um pequeno rádio “capelinha”, modelo de 1940, cujas réplicas foram encaminhadas para representações estaduais da Abert por todo o país.

Rádio Clube recebe homenagem e se torna patrimônio de Belém

Rádios do Grupo RBA lideram audiência em todas frequências

“Cada Estado convidará artistas plásticos que vão elaborar pinturas grafismos inspirados nesse rádio antigo. As obras serão avaliadas em votação popular no site da Abert e a melhor e mais criativa de cada Estado será enviada para a grande exposição que a entidade promoverá no Museu Nacional de Brasília, reunindo as melhores obras confeccionadas no país inteiro. Um artista de cada Estado terá uma obra representada na mostra”, detalha Centeno.

O presidente da associação ressalta que as obras dos artistas convidados serão encaminhadas para votação até o dia 31/07. O período da votação popular pelo site da Abert ocorre de 7 a 25 de setembro. “A Apert está propondo que os artistas realizem um trabalho voluntário, já que a mostra não possui fins lucrativos e sim finalidade social. O estilo é livre. As duas obras que não forem selecionadas aqui serão leiloadas ou vendidas e o dinheiro arrecadado será revertido para entidades assistenciais com atuação no Pará”, explica.

Paralelamente às obras dos artistas as representantes das Abert nos Estados encaminharão áudios, fotos e vídeos para a entidade dando um panorama da história do surgimento da rádio no Brasil. “Todo esse material será reunido e disponibilizado num site onde está sendo reunida a memória do rádio no nosso país. Essa exposição virtual será disponibilizada a partir de 7 de setembro”, diz o presidente da Apert. O endereço do site é www.memoria.abert. org.br/exposicao-virtual.

Apesar das novas tecnologias que surgiram nos últimos anos e que surgem a cada momento, a rádio continua sendo um poder poderoso de penetração e de comunicação na sociedade. “É um meio de comunicação tão relevante que em junho passado a Rádio Clube do Pará passou a ser Patrimônio Cultural e Imaterial da Cidade de Belém”, lembra Camilo.

Com 94 anos de história completados esse ano, a Clube se confunde com a própria história do rádio no Brasil, “É a emissora mais antiga da região Norte e a quarta do Brasil a ser criada. São mais de 9 décadas inserida na vida e na história dos paraenses”, comemora o vice-presidente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias