O município de Salinópolis, no litoral paraense, é um dos destinos turísticos mais procurados no Estado em virtude das belas praias oceânicas. No mês de julho, período em que as férias escolares coincidem com a alta temporada de verão, Salinas, como é mais conhecida a cidade, vira palco para shows nacionais e se torna o “point” para quem quer agito, sol e azaração.
Belém-Salinas tem primeira viagem de avião. Veja o vídeo!
O turismo de aventura também se faz presente na cidade. As dunas, a vegetação e os caminhos que cortam o território de Salinópolis são o cenário ideal para rallys. Inclusive, no próximo sábado (10), o Rally dos Sertões encerrará na praia do Atalaia, colocando o lugar na rota nacional deste esporte.
A praia do Atalaia acaba de se tornar patrimônio cultural, de natureza material e imaterial, paisagístico e ambiental do Estado do Pará. O tombamento foi regulamentado pela lei estadual nº 9.684, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na última segunda-feira (5).
A praia das Corvinas também foi tombada, conforme a lei nº 9.686 também publicada no DOE.
Pesquisadores estudam migração de dunas em Salinas
As duas leis, sancionadas pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), ressaltam que tornar estas praias patrimônio paraense reforçam a necessidade de preservar, conservar e proteger os paraísos ecológicos.
No que tange ao ecossistema, o local é berçário para a reprodução de tartarugas marinhas. O período de desova das fêmeas vai até este mês de setembro.
Nos desportos aquáticos, as praias do Maçarico, Corvinas, Farol Velho e Atalaia são ideais para a prática de kitesurf, que é a pratica surf com velas. Inclusive, o primeiro “kitepoint” da Região Norte do Brasil foi instalado em Salinópolis.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar