O crime de injúria racial é caracterizado por ofensas à honra de alguém utilizando referências raça, cor, etnia, religião ou origem. Em geral, se refere a situações em que, por meio do uso de palavras preconceituosas, pessoas são xingadas e humilhadas.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um jovem, identificado como Edson Maris, xingando e humilhando uma mulher negra durante uma festa na cidade de Altamira, no sudoeste do Pará. Não se sabe dizer ao certo quando o episódio teria ocorrido.
Veja também:
Pará: mulheres são agredidas com facão quando saiam de festa
Carreta carregada com vodka e cachaça é apreendida no Pará
A gravação foi feita pelo próprio homem que ofende a mulher, a qual, aparentemente, não sabia que estava sendo filmada. Os xingamentos vem depois de ele mesmo, supostamente, ter oferecido o pagamento de uma bebida para a mulher, que teria se recusado a aceitar.
Então, o homem passa a debochar da aparência dela. "Olha o naipe da moleca. Olha o cabelo liso", diz, em tom irônico, pois a mesma possui cabelos cacheados. Em seguida, ele prossegue com a humilhação: "Olha o naipe do satanás. Olha o diabo, com a mão na boca ainda, não não cuspir fogo e queimar todo mundo, que é a mão do dragão do satanás", profere.
Após tomar conhecimento do vídeo que o homem gravou com as injúrias raciais, a jovem procurou a delegacia de Brasil Novo, cidade onde mora. Henrique Inácio, delegado do município, conta que o acusado foi intimado para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.
Depois a grande repercussão do caso, o próprio Edson gravou um novo vídeo onde pede desculpas pelo que disse e justificar suas ações. "Foi uma brincadeira de mal gosto e eu estava bêbado. [...] Fui infeliz nas minhas palavras. Jamais queria prejudicar ou prejudicar alguém. [...] Estava muito bêbado", defende o acusado.
VEJA O VÍDEO:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar