A região militar é uma divisão geográfica do território brasileiro em tempo de paz, correspondente a um determinado Comando Administrativo do Exército Brasileiro, que é responsável pelo apoio logístico aos demais Grandes Comandos, às Divisões de Exército, às Brigadas e às diversas unidades localizadas em sua zona de atuação. No Brasil, existem 12 regiões militares.
Nesta quinta-feira (12), dia do Aniversário de Belém, a 8ª Região Militar - Região Forte do Presépio recebe como novo comandante, o General de Divisão Alcio Alves Almeida e Costa. A solenidade de passagem de comando será realizada às 19h30, no 8º Depósito de Suprimento (8º D Sup), no bairro da Pratinha, em Belém.
LEIA TAMBÉM:
Bosque Rodrigues Alves terá entrada gratuita nesta quinta
Governo entrega 1ª fase do Parque Cemitério da Soledade
Oriundo do Comando de Operações Terrestres (Coter), o General Alcio Costa assume o comando da 8ª RM em substituição ao General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho que, foi designado para exercer o cargo de Force Commander na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Congo (MONUSCO).
ESTRUTURA
Com a missão de prover o apoio logístico e administrativo às 31 Organizações Militares do Comando Militar do Norte (CMN), sediadas nos estados do Pará, Maranhão e Amapá, a 8ª Região Militar ainda contribui com a segurança da sociedade brasileira ao fiscalizar produtos controlados.
Possui as seguintes unidades subordinadas: 8º D Sup; Parque Regional de Manutenção (Pq R Mnt/8); Comissão Regional de Obras (CRO/8); Hospital Geral de Belém (H Ge Belém) e Hospital da Guarnição de Marabá (H Gu Marabá).
HISTÓRIA
Conhecida como a Região Forte do Presépio, a 8ª Região Militar é uma das doze institucionalizadas pelo Exército Brasileiro. Com 115 anos completados no último dia 4 de janeiro, a unidade da Força Terrestre promove apoio logístico e administrativo às Organizações Militares do Comando Militar do Norte (CMN).
Em sua história, a 8ª Região Militar carrega traços ligados à fundação de Belém, como o próprio Forte e o Complexo Feliz Lusitânia, que já foi sede de instituições militares e hoje abriga acervo da história da cidade. O Comando da unidade, instalado em março de 1909, recebeu a denominação de Quartel General. Com abrangência no Pará e Amapá, o local funcionou, provisoriamente, no quartel do extinto 34º Batalhão de Caçadores, no bairro de Nazaré.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar