plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ESPECIAL MINERAÇÃO 3

Rede Eagle garante permanência da comunidade LGBTQIA+

Reportagem especial do DOL traz uma reflexão sobre a realidade da comunidade LGBTQIA+.

Imagem ilustrativa da notícia Rede Eagle garante permanência da comunidade LGBTQIA+ camera Rede Eagle promove uma cultura inclusiva e acolhedora dentro da empresa. | Reprodução

As oportunidades não param por aí e alcançam outras empresas. José Ribamar Filho é representante da Rede Eagle, criada em 2007, que reúne funcionários, terceiros, estagiários e aprendizes da Alcoa para a inclusão da comunidade LGBTQIA+ na Alcoa mundial. No Brasil há quarto unidades inseridas no programa: Alcoa Juruti, no Pará; Alumar em São Luís, no Maranhão; Alcoa de Poços de Caldas-MG e São Paulo.

“A Alcoa buscar ser um espelho da comunidade em que opera, isto é, se na comunidade há pessoas LGBTQIAP+, elas também devem estar na Alcoa”, destaca ele, reforçando que a Rede Eagle foi criada com a “missão de promover uma cultura acolhedora e inclusiva, baseada no respeito, igualdade de oportunidades e valorização da diversidade a luz das políticas internas da Alcoa global”.

O representante da Rede Eagle reforça que a Alcoa mantém ações voltadas não só para o incentivo, mas a permanência e acolhimento da população LGBTQIA+ dentro da Alcoa.

Garantia de direitos

“Temos o Programa Interno de Aceleração de Carreira (BLEND) para pessoas LGBTQIA+ para os Jobs 25 a 30, temos também o incentivo da união homoafetiva formalizada no qual o parceiro (a) passa a ter os mesmos benefícios que o empregado Alcoa possui, como plano de saúde e plano dentário. Outro projeto que estamos pleiteando é voltado para a parentalidade, onde os casais homoafetivos, que por ventura adotem crianças, tenham o direito a licença maternidade/paternidade, semelhante ao que temos hoje para os casais héteros”, adianta.

Andrailton Oliveira, mais conhecido como Tom, é técnico de segurança do trabalho. Ele atua da empresa Santorres, que trabalha dentro da planta Alcoa, cuidando do processo de fiscalização, acompanhamento de segurança, saúde e meio ambiente de todas as contratações envolvidas. Ele entrou na companhia em 2021 e lembra como conheceu o programa, mas principalmente como foi o seu acolhimento dentro da empresa. Confira o vídeo:

O representante da Rede Eagle explica que a promoção e a conscientização de todos sobre os dilemas enfrentados pela população LGBTQIAP+ é feita através do planejamento das campanhas anuais e de diversos programas, além do incentivo a todos a serem aliadas das redes, independente de ser ou não LGBTQIAP+.

“Me sinto lisonjeado por fazer parte de uma empresa que apoia genuinamente a diversidade, inclusão e equidade. Isto nos torna muito mais confiantes em fazermos a diferença e mostrarmos o potencial profissional de cada um de nós, além de reforçar um dos valores da Alcoa que é cuidar das pessoas. Eu espero contribuir como um agente de mudança dentro da sociedade”, destaca José Ribamar Filho.

Mais cuidado e produtividade

Foi com a missão de cuidar das pessoas que Glena Rocha de Farias, técnica em enfermagem do trabalho, iniciou no projeto no final de 2018. Primeiro, ela entrou por uma empresa contratada e no final de 2021 entrou pela Alcoa.

Trabalhando voltada para a saúde ocupacional e com o acompanhamento dos colaboradores, ela lembra que conheceu o programa de inclusão quando ainda nem era funcionária, através da sua esposa. Veja como foi:

ACOMPANHE A CONTINUAÇÃO DESTE CONTEÚDO NOS TEXTOS A SEGUIR

Mineração para todes: conquistas e desafios no Pará

Ambiente deve ser acolhedor para todos

ONG defende diálogo como pontapé para inclusão

Empresas devem caminhar juntas com demandas sociais

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias