O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estratégica de Articulação e Cidadania (Seac) e Fundação Pará Paz, retomaram ontem as atividades do projeto “Pará Pet”. A primeira ação do ano ocorreu na Usina da Paz do Jurunas, em Belém, reunindo dezenas de tutores que foram ao espaço garantir maior qualidade de vida e bem-estar aos seus animais. O programa ofertou exames e castração gratuita para cães e gatos.
O projeto tem ainda como objetivo reduzir a questão da violência, proliferação de doenças, abandonos dos animais e ainda, a reprodução e crescimento desorganizados dos pets. Durante a ação, o secretário da Seac, Igor Normando e representantes da do Pará Paz, assinaram um termo de cooperação para ampliar as atividades em todo o Estado.
“A gente destaca ainda que o ‘Pará Pet’ é o maior programa de castração animal do Norte do Brasil e, talvez, um dos maiores programas de proteção animal entre Norte e Nordeste”, disse Normando. A assinatura do termo vai garantir uma maior presença do projeto em municípios e assim, possibilitar atingir a meta de 30 mil animais castrados ao longo do ano. “Vamos rodar todos os espaços onde existem as Usinas e os territórios da paz”.
Leia também:
Pará recebe mais de 700 doses da vacina contra Monkeypox
O xodó da casa de Rosi Maia, uma gatinha de apenas cinco anos, é um dos pets que vai receber gratuitamente o serviço de castração. “A gente sabe que existem vários benefícios para a saúde do animal quando eles são castrados. Porém, em clínicas particulares, o custo para fazer essa cirurgia é alto e nem todos conseguem bancar”.
Bastante agitada, a cadela “Mini” também esteve com sua tutora Kátia Matos na UsiPaz para se inscrever no programa. “Quando não há esse controle deles (pets), a violência também aparece com maior frequência. Sem contar que, assim como nós, eles também merecem respeito, cuidado e muito amor”, lembra.
Novas ações de castração através do projeto já estão sendo pensadas. Em breve, uma nova programação será divulgada para a realização de cadastros em todas as sete Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém, onde o programa atenderá inicialmente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar