A crescente preocupação com as ameaças de ataques em escolas por todo o Brasil, tem feito com que muitas instituições de ensino tomem medidas de precaução e segurança para prevenir ocorrências sérias que representem riscos para as pessoas no ambiente escolar.
Estudantes do Colégio Equipe, em Belém, viveram um verdadeiro susto na manhã desta quarta-feira (19). Um projétil foi encontrado dentro da mochila de um dos alunos da unidade Cristal, localizada no bairro do Bengui, próximo ao Aeroporto Internacional de Belém.
Veja também:
Vídeo: alunos fazem fila para serem revistados no Santa Rosa
Adolescentes são apreendidos por ameaças de ataque a escola
De acordo com a instituição de ensino, o aluno trouxe o projétil de sua própria casa dentro do estojo e imaginava se tratar de uma brincadeira. De imediato, a equipe pedagógica acionou os pais do estudante e a Polícia Militar.
Uma imagem que circula nas redes sociais mostra uma grande movimentação de veículos nas imediações da escola, além de uma viatura do 27º Batalhão da Polícia Militar, que acompanhou a ocorrência. A legenda da foto diz: "o menino trazendo uma bala pra escola, a polícia aqui e todo mundo desesperado".
Em nota, o Colégio Equipe afirmou que "o caso já foi resolvido pedagogicamente e administrativamente", além de ter sido encaminhado para os órgãos públicos responsáveis.
O QUE FAZER EM CASO DE AMEAÇA DE ATAQUE A ESCOLAS
Especialistas afirmam que ameaças não devem ser ignoradas. Por isso, é importante que os pais e escolas procurem a Polícia Civil e canais criados pelo Ministério da Justiça para denunciar qualquer tipo de ameaça.
- Não compartilhe mensagens, vídeos, fotos ou áudios com as ameaças;
- As autoridades precisam ser notificadas sobre qualquer tipo de ameaça, pois quem as produz ou compartilha também pode responder criminalmente;
- Pais, alunos e escolas devem manter diálogo estreito sobre alertas, receios e medidas adotadas. A transparência das ações é importante para aumentar a sensação de segurança;
- Fique atento e informe ao colégio qualquer mudança no comportamento dos alunos.
COMO DENUNCIAR
- Como parte da Operação Escola Segura, o Ministério da Justiça lançou um canal no site para que sejam denunciados sites, blogs e publicações nas redes sociais. O site para denúncia é o www.mj.gov.br/escolasegura
- No Pará, no caso de ameaça, é possível ligar para o 181, canal da polícia que permite que qualquer pessoa forneça informações sobre delitos e formas de violência, com garantia de anonimato.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar