Diversos projetos inovadores e que visam melhorar a vida da população da Amazônia são pensados por pesquisadores e projetistas da região. Uma dessas pessoas é a professora de matemática e Robótica Educacional Keila Cattete.
A paraense se tornou a primeira amazônida a vencer o Torneio Brasil de Robótica, em 2017. Segundo ela, o momento foi um marco na carreira. O projeto vencedor foi pensado e voltado para as necessidades da população da Amazônia.
Keila é especialista em AEE (Atendimento Educacional Especializado) e atua como consultora de bioinovação e desenvolvimento inteligente. Todo o conhecimento da professora será compartilhado no Encontro da Agricultura Familiar de Breves, no Marajó.
“É um evento muito importante para a agricultura familiar porque nós sabemos que a agricultura familiar hoje, é importante para o crescimento econômico no Brasil. Nós temos que ter consciência que todo esse desenvolvimento inteligente do produto é que faz com que gere o fluxo intenso de vendas e valorização”, explica a professora.
Leia mais
Agronegócio sustentável no pulmão da Amazônia
Marabá dá pontapé inicial no uso de alternativas para hortas
No evento, os agricultores terão a oportunidade de conhecer novas ferramentas para melhorarem e expandirem os seus negócios. Além de terem acesso a dados, palestras e outros, tudo focado na nova geração de agricultores e na implantação tecnológica na atividade. Segundo a pesquisadora, o principal objetivo do encontro foi reunir os atores e fazer o levantamento das demandas tecnológias deles.
“Nós sabemos que são muitos os entraves tecnológicos e para fortalecer a cadeia produtiva, de valor, é necessário que a agricultura familiar esteja fortalecida, sintonizada com essa atualidade de inovação na agricultura. O agronegócio é muito importante então o agronegócio já utiliza tecnologia de drones robotização, energia sustentável", ressalta.
A consultora também chamou atenção que o município de breves tem mais de 100 mil habitantes, mas não desenvolve o produto local de forma 100%. Por isso, durante o encontro será feito o levantamento das necessidades para serem supridas, pois “para construir uma atividade econômica forte é interessante estabelecer o alinhamento de competências humanas, sócio-produtivas em prol da organização”.
Para participar do evento, no dia 27 de maio será feita uma pesquisa de campo no município por meio de consultores da BioTec Amazônia, que está organizando o evento, junto com outros colaboradores, para identificar o perfil do produtor. Assim, os agricultores serão inscritos.
Serviço
O Encontro da agricultura Familiar de Breves
Data: 5 de junho
Local: IFPA (Instituto Federal do Pará) - Campus Breves
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar