Maus-tratos aos animais, incluindo abandono, configura crime no Brasil. De acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32, a pena para quem comete este tipo de delito prevê três meses a um ano de detenção.
Em 2020, uma nova lei federal (14.064/20) aumentou a pena para 2 a 5 anos de prisão se a violência for cometida contra cães e gatos.
No último sábado (20), um caso de abandono e maus-tratos à a revoltaram os feirantes que trabalham na Feira da Cidade Nova IV, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.
Veja também:
Criminoso disfarçado de entregador mata jovem em Marabá
Homem de 56 anos é assassinado dentro da própria casa
Câmeras de segurança flagraram o momento em que um homem, que chega em uma moto, se aproxima de um box e arremessa bruscamente uma cadela debilitada.
O animal da raça pitbull tinha sinais de maus-tratos e foi levado pelos feirantes a uma clínica veterinária no dia seguinte ao abandono, mas não resistiu às condições em que se encontrava.
"Eu chorei no dia em que eu vi esse abandono", diz uma trabalhadora da feira, emocionada. A cadela apresentava subnutrição, desidratação, ferimentos e carrapatos por todo o corpo.
Veja completo na reportagem de Sancha Luna da RBATV:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar