plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
FISCALIZAÇÃO

Segup apreende linha com cerol em Mosqueiro e Salinas 

Para prevenir acidentes graves, a medida faz parte da Operação "Tolerância Zero" dos órgãos de Segurança Pública do Pará.

Imagem ilustrativa da notícia Segup apreende linha com cerol em Mosqueiro e Salinas  camera As linhas foram recolhidas pelos órgãos em salinópolis e Mosqueiro. | (Ascom/Segup)

Órgãos do Sistema de Segurança Pública atuaram neste sábado (08) com ações integradas no âmbito da Operação “Tolerância Zero” na Praia do Atalaia, em Salinópolis, no nordeste paraense, e no Distrito de Mosqueiro, pertencente a Belém, nas áreas preventiva e repressiva. Durante as rondas foram apreendidos mais de 30 rolos de linha com cerol, utilizados para empinar pipas, brincadeira comum no período de estiagem, o chamado verão amazônico.

A ação faz parte das atividades desenvolvidas na “Operação Verão 2023”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e participação dos demais órgãos de segurança.

+ Operação Verão faz fiscalização em combate à poluição sonora

+ Operação Verão 2023 é lançada com 5,6 mil agentes nas ruas

“Dentre nossas atividades, durante esse verão, esta a fiscalização do uso indevido de linhas com cerol, que são utilizadas para empinar pipas e podem causar sérios danos aos banhistas que trafegam pela faixa de areia, assim como pelas ruas, podendo causar acidentes graves. Nossas equipes estão apreendendo os rolos com a substância, a qual é proibida a utilização no Estado”, informou o coordenador de Segurança da Segup, tenente-coronel Celton de Jesus.

Em Mosqueiro, os agentes de segurança realizaram ações de orientação quanto ao uso desse tipo de linha, e também a apreensão dos rolos.

“Nossas ações estão acontecendo em mais de 90 localidades. No Distrito de Mosqueiro, as equipes estão distribuídas pelas praias e no pórtico de entrada, realizando as fiscalizações, inclusive em veículos coletivos. Nesse final de semana já foram apreendidos diversos rolos de linha contendo cerol. Vamos continuar agindo até o final desse verão, para que todos possam aproveitar as férias e seu entretenimento com segurança”, reforçou o coordenador de segurança da Segup.

DECRETO

O governador Helder Barbalho sancionou em maio de 2022 a Lei 9.597, que proíbe o uso, a posse, a fabricação e a venda de linhas cortantes com cerol, "chile" e similares no Pará. A medida visa prevenir os constantes acidentes com pedestres, condutores de motocicletas e ciclistas.

Durante o mês de julho, nas praias e balneários, as ações de fiscalização estão sendo intensificadas por meio da “Tolerância Zero”, desenvolvida para atuar, especialmente, no combate à regulamentação e licença dos estabelecimentos comerciais, assim como na repressão de crimes contra o meio ambiente, poluição sonora e uso indevido de cerol, além de ações de conscientização e prevenção quanto a crimes contra grupos vulneráveis.

Participam da ações de fiscalização agentes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, Corpo de Bombeiros Militar e do Departamento de Trânsito do Estado (Detran).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias