plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
COMBATE À IMPORTUNAÇÃO SEXUAL

Segurança de mulheres em academias é reforçada com lei

Lei estadual garante que academias adotem medidas para garantir segurança de mulheres no interior dos estabelecimentos.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Segurança de mulheres em academias é reforçada com lei camera A Lei nº 9.637, sancionada em 27 de junho de 2022, resguarda uma proteção a mais para as mulheres em ambientes de prática de exercícios físicos | Jader Paes/Agência Pará

Há pouco mais de um ano, academias e estabelecimentos prestadores de atividade física são obrigados a adotarem medidas de auxílio e segurança à mulher que se sinta em situação de risco ou venha a sofrer assédio ou importunação sexual em suas dependências, por meio da Lei nº 9.637, sancionada em 27 de junho de 2022.

“A academia é um local onde a mulher vai buscar o autocuidado e muitas das vezes é importunada e assediada. Com essa legislação, o governo vem salvaguardar o direito de liberdade e dignidade sexual das mulheres. Um ano após a sanção da lei, identificamos que muitas academias do Pará se adequaram para garantir o suporte necessário para dar esse acolhimento às vítimas desses crimes”, destaca a delegada Claudilene Maia, coordenadora do projeto "Entre Elas" da Fundação ParáPaz.

Veja também:

Não é não! Você foi importunada? Saiba como denunciar

Operação Verão 2023 é lançada com 5,6 mil agentes nas ruas

A lei resguarda uma proteção a mais para as mulheres, em um ambiente que já foi majoritariamente masculino, de acordo com Beatriz Andrade, que foi vítima de assédio. “Um homem ficou olhando para o meu corpo de um jeito muito descarado e eu me senti muito desconfortável. Saia de perto dele, mas ele me seguia em todos os exercícios, até que ele passou a mão na minha coxa. Eu bati na mão dele, gritei e comecei a chorar. Ele ficou assustado, negou tudo e foi embora. Por situações como essa, a sanção dessa lei é muito bem-vinda, porque traz um acolhimento para nós mulheres, faz com que a gente fique mais protegida dessas situações que, infelizmente, são bastante recorrentes”, conta.

Entre as medidas de auxílio prestadas às mulheres pelo estabelecimento, estão a oferta de acompanhamento até o carro, outro meio de transporte ou comunicação à polícia.

As academias devem utilizar instrumentos de comunicação, a exemplo de cartazes fixados nos banheiros femininos ou em qualquer ambiente do local, informando a disponibilidade do local para o auxílio à mulher que se sinta em situação de iminente risco de sofrer abusos físicos, psicológicos ou sexuais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias