plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
COMPORTAMENTO

Nestas férias, também faça programações em família

Nos espaços públicos da cidade ou dentro de casa, é importante criar um ambiente familiar, com jogos e atividades coletivas para ajudar as crianças a passarem o tempo antes do retorno às atividades escolares.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Nestas férias, também faça programações em família camera Nas férias, é importante desenvolver passeios e atividades coletivas em casa para criar reforços positivos em família. | Ricardo Amanajás/Diário do Pará

Estamos chegando no quarto final de semana de julho, o penúltimo das férias escolares. Mas assim como a época é perfeita para viajar, conhecer lugares e se refrescar nas praias e balneários do Estado, também é possível divertir-se e construir memórias afetivas com amigos e familiares sem sair da cidade e também dentro de casa.

De acordo com a psicóloga Jaqueline Guimarães, as viagens e os passeios muito comuns nesta época do ano, são apenas uma das programações “valiosas” que ajudam a trazer momentos bons, principalmente para as crianças. “Para as crianças, a presença da família é o que ela tem de mais valioso nesse momento. O mais importante é que esse tempo tenha qualidade, por isso é fundamental que, nesse período, o foco seja a interação, com menos celulares e televisão ou outros meios eletrônicos, favorecendo que a atenção seja integral para as crianças. Isso propicia que simples momentos possam se tornar inesquecíveis para os pequenos”, ressalta Guimarães.

Médico diz que sono irregular pode aumentar riscos de AVC

Programar momentos de lazer e interação com a família é parte fundamental neste mês de descanso, influenciando positivamente, por exemplo, no rendimento escolar das crianças da casa quando retornarem às rotinas de estudo. “Sabemos que sair do modo automático é muitas vezes difícil. Porém os benefícios são muitos e contribuem de diversas formas com o desenvolvimento biopsicossocial da criança e com a prática parental responsiva dos pais. Esses momentos potencializam os vínculos familiares e favorecem também na construção do sentimento de autoestima e autoconfiança das crianças”, afirma.

Nestas férias, também faça programações em família
📷 |Ricardo Amanajás/Diário do Pará

“É na família o primeiro meio social que a criança participa, e nele as pessoas também terão características distintas, portanto é lá também que a criança vai aprender a respeitar as diferenças e vai levar os modelos para outros contextos sociais como a escola”.

Mas não só as crianças que saem ganhando, os adultos também colhem os frutos desse tempo de qualidade vivido entre os seus. “Os benefícios se estendem à família toda, visto que esses momentos serão momentos de pausa na rotina atribulada e automática da família, favorecendo assim uma melhor qualidade de vida para os pais também, pois esses momentos vão servir como momentos de ressignificação, onde a atenção vai estar voltada exclusivamente para a família, gerando sentimentos positivos de gratidão, esperança e renovação para retornar à rotina profissional”, afirma.

CRIATIVIDADE

Exercitar a criatividade e descobrir novas atividades para realizarem juntos, é uma das formas de ressignificar o espaço familiar também. Para a psicóloga, nessa hora, vale montar juntos a programação, dando a oportunidade a todos de sugerir uma atividade. “Esse planejamento vai criar envolvimento, momentos de pesquisa e de alegrias”, pontua.

Nestas férias, também faça programações em família
📷 |Ricardo Amanajás/Diário do Pará

“Além disso, momentos simples com conversas cheias de significados positivos, evitando o uso de telas, com os pais contando histórias e curiosidades sobre a sua infância na cidade, gera um espaço para que os filhos perguntem, aprendam sobre diversos temas. Esse hábito também contribuirá para a construção da autonomia e de conhecimentos gerais nas crianças”.

Que comidas espanholas comemos no Brasil?

“Portanto, a criação de memórias afetivas no lar também impacta positivamente no desenvolvimento integral da criança pelo resto da vida, podemos destacar a construção de habilidades socioemocionais como autoconfiança, senso de pertencimento, autonomia e empatia. Dando oportunidade às crianças também de transmitir esse modelo parental aos seus filhos no futuro”, destaca.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias