A Cúpula da Amazônia vai receber contribuição de cineastas amazônidas, o seminário para formulação de proposições será no dia 6 de agosto, as 16h, no CENSIPAM, e faz parte da programação oficial do Diálogos Amazônicos, coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República.
Evento promovido pelo Instituto Casa de Cinema da Amazônia - ICCA em parceria com a FACES, Instituto Marajó, CONTAG e FETAGRI vai elabor relatório para pautar as decisões dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA.
Concertação lança documento sobre diálogos amazônicos
A Amazônia é uma das regiões mais importantes do mundo do ponto de vista ambiental, social, cultural e econômico. Ela é lar de uma biodiversidade única, abriga comunidades tradicionais e desempenha um papel fundamental na regulação do clima global. No entanto, a Amazônia também está sob ameaça de desmatamento, incêndios florestais e outras formas de degradação ambiental.
O cinema é uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Os filmes podem ajudar a conscientizar o público sobre os desafios que a região enfrenta, inspirar soluções inovadoras e mobilizar ações para proteger a floresta. Por outro lado, a instalação de sets de filmagens em espaços amazônicos pode constituir-se em ações fomentadoras da economia criativa, gerando empregos e rendas diretas no segmento audiovisual e também na indústria do turismo.
Contagem regressiva para a Cúpula da Amazônia
O Seminário pretende reunir cineastas, ambientalistas, acadêmicos e outros interessados na região para discutir os desafios e as oportunidades para um desenvolvimento sustentável e inovador ao propor a ruptura com antigos paradigmas que destinam a Amazônia e seus povos a condição de um papel secundário na discussão e elaboração de políticas de desenvolvimento regional, e estabelecer a cultura como fator central para a discussão do futuro da Amazônia e suas repercussões globais.
Segundo Paulo Miranda, cineasta e presidente do ICCA, “a realização de um evento específico dentro da programação dos Diálogos Amazônicos, para discutir o papel do cinema no desenvolvimento regional e no esforço pela garantia de condições climáticas favoráveis à sobrevivência humana no planeta, é, já, o experimento de outro paradigma de compreensão da Amazônia que pauta, além de sua biodiversidade, a pujança cultural dos povos."
Para participar é só se inscrever no site do seminário.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar