O município de Vigia, nordeste paraense, recebe nesta sexta-feira (11) a exposição “Vigia - da Independência à Cabanagem” na Câmara dos Vereadores da cidade. A exposição é lançada em comemoração aos acontecimentos históricos do século XIX: a adesão da Vila de Nossa Senhora de Nazaré da Vigia à Independência e a tomada da localidade pelos cabanos.
+ Exposição celebra o Bicentenário da Adesão do Pará
O projeto é idealizado pelo jornalista Nélio Palheta, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e conta com a participação do Arquivo Público do Estado, responsável por ceder a reprodução de vários documentos produzidos durante o período da Cabanagem.
Durante a exposição, serão exibidos painéis museográficos com narrativas sobre o movimento cabano e a Adesão à Independência, tendo como base esses documentos do Arquivo Público, além dos exemplares originais de “Motins Políticos” e uma bala de canhão encontrada em Vigia, próximo do Trem de Guerra, local do massacre cabano de 1835.
O local do Trem de Guerra, inclusive, é onde está localizada a Câmara de Vereadores de Vigia. Trata-se de um lugar simbólico que receberá a primeira ação do Museu de História e Cultura de Vigia.
Adesão — É importante destacar que a vila de Vigia de Nazaré aderiu à Independência 16 dias depois de ter sido assinado em Belém o termo que oficializava a obediência ao império brasileiro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar